As Paróquias de Évora de Alcobaça, Turquel, Coz, Maiorga (concelho de Alcobaça) e Valado dos Frades (concelho da Nazaré) vão ter novos párocos, após as nomeações do patriarca D. Rui Valério para o ano pastoral de 2024/2025.
Este conteúdo é apenas para assinantes
De saída estão os párocos Ivo Santos (Évora de Alcobaça e Turquel) e José Dionísio (Coz, Maiorga e Valado dos Frades) para dar lugar, respetivamente, aos padres Gonzalo Palacios e Tomás Castel-Branco. O vigário paroquial Ben Maliakkal também foi dispensado do ofício nas paróquias de Évora de Alcobaça e Turquel para abraçar um novo desafio.
Ordenado em 2011 e natural da freguesia de Carvalhal Benfeito (Caldas da Rainha), o padre Ivo Santos foi nomeado pároco de Évora de Alcobaça e Turquel em 2013. De saída após 11 anos no cargo, o sacerdote mostra muita gratidão pela forma como foi acolhido. “Foi as paróquias onde comecei a ser prior e receberam-me muito bem. Sinto que em termos pessoais houve um grande crescimento interior, que se deve não só ao que dei às pessoas, como também ao que recebi delas”, afirma.
No período em que esteve responsável pela paróquia de Évora de Alcobaça, Ivo Santos destaca a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, e a ordenação dos padres Fábio Alexandre e Diogo Tomás, em 2022. O término das obras do salão pastoral, a recuperação da capela do Senhor dos Passos, a conclusão das obras da Igreja do Acipreste e, mais recentemente, a requalificação da Casa Paroquial são alguns dos projetos executados naquela freguesia.
Durante a atividade em Turquel, o sacerdote realça a JMJ e a criação do novo centro de dia, a abertura do apoio ao domicílio também ao fim de semana e a recuperação da Igreja do Silval no capítulo dos projetos concluídos, adiantando que as obras da nova creche vão iniciar em breve. Ivo Santos lamenta não ter conseguido avançar com o lar, apesar de várias tentativas, dizendo que será um projeto preparado para ter continuação no futuro.
Em ambas as paróquias, o futuro pároco de Nossa Senhora da Ajuda, São Pedro e São Sebastião de Peniche explica que houve uma grande aposta juvenil em ambas as paróquias. “Procurámos trabalhar nas faixas etárias da adolescência porque são idades em que há o abandono da catequese. Criámos oficinas de teatro, de música – com aprendizagem de guitarra, órgão – e um grupo coral juvenil. Desenvolvemos também os campos de férias, que deram um grande impulso e mobilizaram muitos jovens. Também procurámos melhorar várias festividades, tentando criar condições para o seu crescimento”, vinca Ivo Santos.
José Dionísio assumirá as paróquias de Salir de Matos e do Coto (concelho de Caldas da Rainha).
As tomadas de posse devem ser efetuadas em Outubro.