A Câmara de Alcobaça entregou, na quarta-feira dia 31 de julho, uma nova viatura – no valor de 20 mil euros – à Polícia de Segurança Pública de Alcobaça para o programa Escola Segura.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Este é um apoio direto do Município à PSP, mas destina-se essencialmente à segurança das nossas crianças e jovens”, começou por elencar o presidente da Câmara, sublinhando que o município está a “investir na comunidade”. “Na condição de representante da população de Alcobaça, reconhecemos todo o trabalho de grande mérito levado a cabo pelas forças de segurança”, acrescentou Hermínio Rodrigues, garantindo conhecer “bem as dificuldades que existem ao nível de disponibilização de meios”.
Já o comandante distrital da PSP de Leiria afirmou que a viatura “representa um reforço de meios muito importante para a boa execução deste programa que abrange 2.700 alunos no concelho de Alcobaça”. “Em todo o país, cerca de 23% da população está concentrada nas diversas comunidades escolares. São números significativos com os quais temos de trabalhar com todo o rigor, mas acima de tudo com humanismo”, enfatizou o superintendente Domingos Antunes, exemplificando a importância do programa Escola Segura com casos específicos. “A farda hoje não é um sinónimo de agressividade ou de afastamento, é um sinónimo de serenidade nas escolas”, notou o comandante distrital da PSP de Leiria.
Uma das caras mais conhecidas do programa Escola Segura em Alcobaça é o agente Porto, o mais antigo em funções. “A interação que existe entre as pessoas das escolas e a polícia vai aumentando cada vez mais. Há uma ligação muito afetuosa com grande parte dos jovens e há histórias muitos mais positivas do que negativas”, revelou o polícia. “O balanço tem sido bastante positivo”, resumiu, asseverando ser um trabalho que “exige uma atualização permanente, a nível profissional, mas também pessoal”.
No ato simbólico esteve Firmino Rodrigues, que marcou presença num ato público pela última vez enquanto comandante da PSP de Alcobaça.