O Centro Escolar de Valado dos Frades (Nazaré), a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré), a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister de Alcobaça (Epadrc) – Alcobaça –, e a Escola Básica de Pedreiras (Porto de Mós) estão entre os 25 estabelecimentos de ensino do distrito de Leiria que recolheram mais de 16 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo.
A Escola Básica de Pedreiras e a Epadrc foram duas das 17 escolas que conquistaram cheques prenda. A escola que pertence ao Agrupamento de Escolas de Porto de Mós recebeu um prémio no valor de 75 euros, fruto de 97 quilos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e 98 quilos de pilhas recolhidos. Já a escola sediada em Alcobaça garantiu também um prémio no mesmo montante (75 euros), devido aos 504 quilos de REEE, seis quilos de lâmpadas e sete de pilhas angariados nesta 13.ª edição da campanha “Escola Electrão”.
351 quilos de REEE e 44 quilos de pilhas foi o contributo do Centro Escolar de Valado dos Frades. Por seu lado, a Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio recolheu 20 quilos de pilhas. Estas duas escolas não receberam cheques prenda.
Em comunicado, a Escola Electrão afirma que foi “um dos melhores resultados da campanha registado nos últimos anos”, representando “um aumento de 20% face às 300 toneladas recolhidas no ano letivo anterior”.