A reportagem “As goleadas que marcam (toda) a diferença na vida das crianças”, publicada na edição de 10 de agosto de 2023 e da autoria do jornalista Rafael Raimundo, foi agraciada com o 3.º lugar, na categoria de imprensa regional, na 7.ª edição do Prémio de Jornalismo Analisar a Pobreza na Imprensa 2023, promovido pela EAPN Portugal / Rede Europeia Anti Pobreza.
O prémio tem como objetivo distinguir trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações negativas sobre estas matérias. A peça, refira-se, retrata o caso de jovens que não deixaram de praticar desporto pela incapacidade financeira das famílias.
De acordo com a organização, houve um total de 38 trabalhos jornalísticos, 19 nacionais e 18 regionais, propostos a concurso, sendo que os mesmos foram selecionados e analisados pelas pessoas que constituem os 19 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito assim como a Região Autónoma da Madeira – e, finalmente, selecionados e avaliados por 4 elementos desse mesmo conselho que os representam.
A cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se no dia 17 de outubro, em Aveiro, no âmbito do Fórum Nacional.
Na categoria de imprensa regional, foram reconhecidos os trabalhos jornalísticos “A crise da habitação em cinco retratos”, da autoria de Rui Cunha e publicado na edição de 15 de março de 2023 do Diário de Aveiro, assim como “A construção do novo lar é uma urgência“, da jornalista Martine Rainho e do fotojornalista Joaquim Dâmaso, publicado na edição de 14 de dezembro de 2023 do jornal Região de Leiria.