A atividade “Caminhar + Qualifica” saiu às ruas de Alcobaça no passado dia 26 de setembro. Integrada no evento local SMAC (Setembro Momento de Acolhimento em Cister) e no contexto nacional do SMAL (Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias), a iniciativa do Centro Qualifica de Cister contou com a presença de cerca de 100 pessoas, entre formandos e membros da comunidade educativa, tendo sido apoiada pela Câmara de Alcobaça, pelo Agrupamento de Escolas de Cister, pela Polícia de Segurança Pública e pela Frubaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O objetivo foi dar a conhecer instituições educativas da cidade de Alcobaça, mobilizar a comunidade educativa, fomentar a inclusão e a equidade, estimular comportamentos saudáveis, o bem-estar e o desenvolvimento dos formandos adultos, proporcionando uma boa receção aos alunos que frequentam os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de RVCC”, esclarece a coordenadora do Centro Qualifica de Cister ao REGIÃO DE CISTER, acrescentando que, no passado ano letivo, contabilizaram-se formandos de 21 nacionalidades diferentes.
Anabela Luís descreve a iniciativa como “um sucesso”, adiantando que aquela entidade tem, agora, capacidade para dar resposta a 800 alunos adultos por ano civil, através de duas vertentes.
“Propomo-nos a dar resposta a quem nos procura para melhorar as suas qualificações. Podemos encaminhar os alunos para uma oferta externa ao Centro Qualifica, caso haja interesse em fazer uma formação curta específica, dada por uma determinada entidade”, começa por explicar a responsável.
“A outra via tem a ver com aquilo que podemos oferecer dentro do Centro Qualifica. A pessoa vem ter connosco, é-lhe feito o diagnóstico, mas é encaminhada para o nosso centro especializado em formação de adultos”, elucida Anabela Luís.
Neste sentido, o Centro Qualifica de Cister reconhece competências do 4.º, do 6.º, do 9.º e do 12.º ano e também no capítulo do reconhecimento de competências profissionais, tendo turmas nas áreas de eletricidade e energia, eletrotecnia, instalações elétricas, ciências informáticas ou ação educativa, oferta nova em que a forte adesão do ano passado levou a abrir uma nova turma para este ano.
O Centro Qualifica de Cister trabalha essencialmente com adultos, a partir dos 18 anos, mas pode também dar resposta a jovens entre os 15 e os 29 anos que não estejam a estudar, em formação ou a trabalhar.
De janeiro a agosto de 2024, o Centro Qualifica de Cister contabilizou 119 certificações parciais, fruto dos resultados obtidos pelos alunos encaminhados para ofertas exteriores.
Já no que toca às certificações totais, que correspondem aos formandos encaminhados para o próprio centro de reconhecimento de competências, para os cursos EFA e PLA, a entidade é responsável pela qualificação de uma média de 250 alunos por ano letivo.