Mais de 100 cães vivem no canil municipal da Nazaré, mas cada um deles pode ter um novo lar, anseia a Câmara, que lançou uma campanha de adoção nas redes sociais, anunciou o vereador do pelouro, Salvador Formiga, na reunião do executivo da passada segunda-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Brownie, Five e Kiko. Têm 6 meses e são um doce. Estão aptos a ir para casa de quem os tratar bem”, apela um dos cartazes, onde o convite à adoção é acompanhado da descrição e de uma fotografia de cada um dos patudos. “Residente no canil desde o berçário”, é outra das informações que se podem encontrar no “bilhete de identidade” dos candidatos de quatro patas.
A estratégia da Câmara é clara. Encontrar famílias para os cães e para os gatos órfãos que acabam no canil, onde o limite de lotação há muito que foi ultrapassado. Em simultâneo, todos os dias chegam apelos para a recolha de ninhadas de gatos ou de canídeos encontrados a deambular pelo concelho. De acordo com dados da Câmara, diariamente são mais de uma dezena de pedidos de ajuda. São rejeitados por não existir capacidade de resposta no canil, que funciona graças ao trabalho dos colaboradores da GRUVA – Grupo de Voluntários dos Animais. Aquela organização descreve que “aos alertas para a existência de animais perdidos ou abandonados a deambular pelos bairros ou estradas, juntam-se, com a mesma regularidade, os casos de animais que ficam sem resposta depois do internamento dos seus cuidadores, em entidades de solidariedade social ou de saúde, e que são encaminhados pelas autoridades” para o canil da Nazaré.
A proliferação de animais de rua levou a autarquia a promover uma campanha de esterilização de cães e gatos em todo o concelho. Desde que teve início, foram esterilizadas 200 fêmeas e 150 machos.
“Eu próprio adotei um gato e apelo à participação nesta campanha”, refere Salvador Formiga. A iniciativa do município pode ajudar a aliviar o canil e a ganhar lugar para outros cães em necessidade. “Se reunir todas as condições para acolher um novo membro na família, pode visitar o canil municipal e adotar um dos que se encontram em lista de espera por um novo lar”, pede a autarquia.
O abandono de animais é um problema nacional. Dados do primeiro Censo Nacional de Animais Errantes, que foram divulgados em maio último, dão conta que Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães.