Um novo caminho de Fátima, que atravessa a Serra dos Candeeiros, já poderá ser utilizado pelos peregrinos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O percurso, que resulta de um projeto dos Municípios de Porto de Mós e Rio Maior, liga as salinas a Alvados, onde cruza com o Caminho da Nazaré e atravessa parte do território do concelho da Batalha, fazendo depois a ligação ao Santuário de Fátima.
Com um total de 63 quilómetros, divididos em três etapas, o Caminho dos Candeeiros, certificado pelo Centro Nacional de Cultura e inserido na estratégia do Turismo do Centro de Portugal para lançar os caminhos de Fátima numa perspetiva idêntica aos Caminhos de Santiago, já se encontra disponível no site e na app dos Caminhos de Fátima.
“Alvados passa a ser o grande centro de receção dos vários caminhos de Fátima”, sublinhou o vice-presidente da Câmara de Porto de Mós, durante a última reunião de câmara descentralizada, que decorreu na passada quinta-feira, na sede da Junta das Pedreiras.
“Neste caminho o caminhante vem numa perspetiva mais de introspeção e de contacto com a natureza”, acrescentou, na ocasião, Eduardo Amaral, referindo que o novo circuito “fará a ligação com os Caminhos de Santiago”, o que “acaba por ser uma grande oportunidade para o concelho de Porto de Mós”.
Segundo o autarca, o projeto que se desenvolve “por toda a zona serrana, através dos caminhos que habitualmente são utilizados durante a peregrinação a Fátima”, vai tirar partido da estrutura do parque de campismo do Arrimal.
De acordo com o site dos Caminhos de Fátima, este novo percurso “coincide com antigos caminhos rurais que ligam povoados ancestrais, implantados nas encostas, planaltos e vales deste espaço geocultural do Maciço Calcário Estremenho”.
“O cenário convida à descoberta, mas, também, ao repouso e à interioridade. A natureza é imponente e bela, com as suas características formações rochosas e espécies raras a nível da variada fauna e flora”, pode ainda ler-se na página da internet, que foi lançada na passada semana.
As salinas de Rio Maior, a reserva natural Olho de Água, em Alcobertas, as lagoas do Arrimal e a aldeia da Pia do Urso são alguns dos pontos de interesse abrangidos por este novo circuito dos Caminhos de Fátima.
Na última reunião do executivo municipal de Porto de Mós foi ainda dada a informação que se encontra em curso um projeto inserido na mesma rede de itinerários religiosos para a freguesia de Alqueidão da Serra.