Formar e desenvolver competências é a grande missão da IPConsult. A entidade, sediada no Pinhal Fanheiro, freguesia do Bárrio, está certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) em 11 áreas de atividade distintas, privilegiando a formação presencial e prática aos formandos. Cerca de 12 anos depois de iniciar a atividade, a empresa continua a dar passos para se afirmar como um centro de formação de referência na região.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“As nossas formações são constituídas por uma vertente teórica e por uma forte componente prática. É nesse aspeto que conseguimos capacitar pessoas que queiram entrar rapidamente no mercado de trabalho e aperfeiçoar competências que já tenham adquirido noutros contextos ao longo da vida”, começa por explicar o gerente da empresa Itineranteprisma, que detém a marca IPConsult. Pedro Januário esclarece que a entidade está “preparada para receber formandos de todas as idades, de acordo com a legislação em vigor” e “com ou sem conhecimentos sobre a respetiva área que pretendem integrar”.
A grande capacidade de resposta do centro de formação muito se deve à “qualidade dos formadores”, que laboram nas áreas de formação, o que lhes permite aliar todo o “know-how” e a experiência prática na aprendizagem dos alunos.
A IPConsult conta com 50 formadores, dos quais 25 se encontram mais ativos, atualmente. Em 2023, a entidade contabilizou mais de 2 mil pessoas certificadas, em cerca de 200 ações.Em 2012, Pedro Januário, fruto da já vasta experiência como formador e da vontade de abraçar um desafio que o preenchesse, decidiu iniciar uma aventura, criando a empresa, que, na época, operava em sua casa. A premissa base foi sempre ouvir o mercado, perceber as necessidades e satisfazer as solicitações com uma resposta de alto nível sem nunca descurar a qualidade.
A necessidade de expandir levou-o a deslocar o negócio para uma loja e, em 2018, para as atuais instalações, que permitem oferecer o melhor quer a formadores, quer a formandos. “Aqui temos duas salas fixas para a teoria, uma sala mista para teoria e prática, uma sala extra para outras áreas transversais, uma oficina, equipamentos para aulas práticas de inverno e verão, linhas de pré-inspeção, várias ferramentas, plataformas, tratores, empilhadores e muito mais equipamento em 1800 metros quadrados de área coberta”, descreve o responsável.
Além disso, a entidade conta ainda com um hectare exterior de terreno com zonas para provas práticas de formações de equipamentos, que lhe permitirá “expandir no futuro”, no sentido de aumentar o número de áreas de formação certificadas e, claro, a resposta às necessidades dos formandos.
A possibilidade de realizar formações em empresas ou noutros locais externos também é uma realidade da IPConsult, tal como as formações online.
Para o futuro surge a intenção de trabalhar a imagem e a comunicação da marca, de modo a conseguir alcançar e qualificar mais pessoas e empresas, estando também a ser erguido um novo espaço que vai dar apoio às instalações já existentes.