A Câmara da Nazaré está a estudar a aplicação de uma taxa turística no concelho, anunciou o vereador do Turismo, Salvador Formiga, na reunião do executivo da passada segunda-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“A aplicação de uma taxa turística permitirá que o turismo contribua para o desenvolvimento da Nazaré”, que sofre a “sobrecarga de milhares de visitantes nas infraestruturas e no ambiente”, referiu o socialista, ao ler uma declaração política. Salvador Formiga sustenta que as receitas provenientes da taxa turística sejam aplicadas na preservação das praias e áreas naturais, no apoio a eventos e tradições culturais, na melhoria do saneamento, nos transportes e outros serviços públicos, em projetos culturais e ambientais.
O vereador falou dos desafios que se colocam ao desenvolvimento da Nazaré, “uma vila que se tornou, não apenas um ícone do turismo mundial, mas também uma comunidade em transformação, pressionada em muitos sentidos por esse crescimento”, com cerca de 15 mil habitantes, mas que “recebe, anualmente, centenas de milhares de turistas e visitantes”. Um fluxo que representa “um motor económico fundamental”, mas que “acarreta também uma sobrecarga significativa” sobre as infraestruturas municipais, os serviços públicos e o ambiente, “suportados atualmente pelos recursos locais e pela própria população da Nazaré”.
O antigo deputado da Assembleia da República acredita que a taxa turística permitirá reformar a capacidade de resposta do município ao impacto do turismo. “É essencial que essas verbas sejam direcionadas para projetos e áreas concretas”, explicou o socialista, que defende programas de sensibilização ambiental “que promovam uma Nazaré verde e responsável”. A criação do cartão do munícipe é outra meta a atingir com as futuras verbas da taxa, “para possibilitar um conjunto de benefícios e descontos, a quem vive e trabalha na Nazaré, minimizando os impactos económicos negativos do turismo”. O cartão permitirá aos nazarenos viagens anuais em transportes públicos e no ascensor, preconiza.
Depois da reunião do executivo municipal, o município emitiu uma nota de imprensa, na qual se pode ler que a medida da taxa turística, “pelo desenvolvimento sustentável da Nazaré”, será apresentada numa próxima reunião de Câmara.