Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Dezembro Luzente

Data:

Partilhar artigo:

Celebremos dezembro e o Natal além da luz da ribalta, e vivamos um Natal proveniente do coração

Teresa Radamanto

Falar de dezembro é falar de Natal! A quadra mais festiva do ano aproxima-se para acender em nós a costumeira efusividade que nos preenche de júbilo e esplendor. Escrever sobre o Natal devia ser fácil; contudo não é. Não para mim. Sinto-o cada vez mais. Creio que a maturidade traz destas coisas!

Nos “bastidores” do Natal, atrás do luzente brilho do papel de lustre e da intermitência hipnótica das luzes; por detrás do cativante deslumbramento ensaiado nos gabinetes de marketing; por detrás dos irresistíveis banquetes e rodopios consumistas, existe um outro Natal, opaco, que não nos fascina. Este Natal é vivido em todos os lugares do mundo. E, contudo, parece não existir. É ofuscado. Fica na sombra. O meu desejo de Natal, este ano, vai para todos e todas que vivem nesse “lugar”! Celebremos dezembro e o Natal além da luz da ribalta, e vivamos um Natal proveniente do coração. Sejamos fraternos. Estendamos a mão. Distribuamos amor. Repartamos o pão. Que a efusividade e alegria sejam reais e que não nos faltem, para que o júbilo e esplendor se efetivem nos nossos corações apenas porque assim deve ser; além da ribalta comercial; além da premissa religiosa. O Natal deve acender em nós a essência que faz de nós humanos. Resgatemos essa qualidade mágica e façamos verdadeiramente o “bem”. Aproveitemos o solstício de inverno para transitarmos os comportamentos à medida que nos transformamos em seres veementes. “O Natal é quando quisermos” é o que dizem… porém, raramente o consagramos o resto do ano. Não deixemos escapar a oportunidade de efetivamente fazermos acontecer o Natal em nós!

Entre várias efemérides, em dezembro assinala-se por todo o mundo o Dia dos Direitos Humanos; o Dia das Pessoas com Deficiência; o Dia Contra a Corrupção; o Dia para a abolição da Escravatura; O Dia dos Migrantes; O Dia do Voluntário. Deixemo-nos inspirar por estas celebrações e sejamos voluntariosos e solidários. Vivamos a festa da vida e da alegria à mesa; distribuamos amor através de oferendas e lembranças aos que mais amamos; mas não esqueçamos o essencial. Que seja um bom Natal para todos nós!

Região de Cister - Assine já!

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!