Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Blocotelha recorre a aviões na renovação de Estádio de Estrasburgo

Data:

Partilhar artigo:

A renovação do Estádio de la Meinau, em Estrasburgo (França), tem a Blocotelha como principal protagonista. A empresa, sediada na Calvaria de Cima, vai revestir a nova bancada sul com material metálico reciclado, proveniente da fuselagem de 30 aviões, naquele que será um marco inédito a nível global.

“Esta é uma oportunidade única que junta inovação e sustentabilidade, sem esquecer o legado e a importância histórica do Estádio de la Meinau”, elenca o diretor comercial da Blocotelha, citado em comunicado. Erico Ferraria destacou ainda a técnica pioneira. “Ao requalificarmos este espaço, levamos mais uma vez a engenharia portuguesa além-fronteiras enquanto estamos também a definir novas fronteiras para a engenharia ambiental europeia, com foco em soluções sustentáveis para o setor da construção”, afirmou o responsável.

A Blocotelha tem 57 colaboradores especializados a trabalhar no projeto, inclusivamente, equipas de montagem da estrutura metálica e de coberturas. A empresa que é considerada uma referência europeia em construções metálicas será responsável pela “instalação de cerca de 2 mil toneladas de estrutura metálica, uma pala em consola e a execução da estrutura de ‘brise-soleil’ (guarda-sol), utilizando parte de fuselagens recicladas para fazer um efeito de sombra marcando um passo significativo na reutilização e upcycling de materiais”.

Região de Cister - Assine já!

O plano está dividido em quatro fases de obra, das quais três contarão com a intervenção da Blocotelha, que contribuirá para “o prolongamento da bancada sul, a reestruturação da bancada oeste, a renovação das bancadas norte e leste, construção de um pavilhão para a fan zone e de um pavilhão complementar”.
O projeto, da autoria do gabinete de arquitetura Populus, traduz-se numa oportunidade de aliar a inovação e sustentabilidade, sem descurar o legado histórico do emblemático estádio, casa do Racing Club de Strasbourg Alsace. Nesse sentido, a nova bancada sul será “revestida com material metálico reciclado proveniente da fuselagem de 30 aviões Airbus A340 desativados”. Deste modo, a reutilização de metais permitirá cobrir com painéis uma área de 4050 metros quadrados.

A obra permitirá expandir a lotação do recinto desportivo para 32 mil lugares, englobando também a criação de um espaço de fan zone, que poderá albergar até 5 mil adeptos. O investimento cifra-se nos 160 milhões de euros. A obra iniciou em junho de 2023, sendo que o primeiro protótipo dos segmentos de fuselagem já foi aplicado no estádio. Os trabalhos continuam em marcha, devendo estar concluídos em março de 2026.O Estádio de la Meinau é o primeiro do mundo a recorrer a esta técnica pioneira, reforçando o compromisso com a sustentabilidade através de outras ações como a replantação de 160 árvores no perímetro exterior.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!