Depois de, no ano passado, ter sido batido o recorde de PME Excelência nos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós (59), nesta edição, relativa a 2023, as 53 entidades distinguidas constituem um número ligeiramente menor, mas superior em vários indicadores financeiro económicos.
Das 53 empresas galardoadas, 39 são de Alcobaça, duas da Nazaré e 12 de Porto de Mós. Curiosamente, há mais cinco empresas com o selo atribuído pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) no concelho de Alcobaça. Por outro lado, há menos cinco em Porto de Mós e seis na Nazaré.
No que concerne ao volume de negócios, as 53 empresas faturaram cerca de 355 milhões de euros, valor superior ao registado em 2022 (308 milhões de euros). Neste capítulo, destaque para as empresas de Alcobaça que faturaram 211 milhões de euros, mais 40 milhões de euros que no exercício anterior, mas sobretudo para o lote de entidades de Porto de Mós, que mesmo sendo mais reduzido que o do ano passado, obteve uma receita que supera em 18 milhões de euros a do ano de 2022, e que se aproxima dos 140 milhões de euros.
Também nas exportações, a subida nos três concelhos supera os 20 milhões de euros. Relativamente ao resultado líquido, o valor referente a 2023 supera em 3 milhões o lucro que foi apresentado por as empresas de “excelência” da região em 2022.