37 famílias, 136 beneficiários, 17 parceiros e 47 voluntários. Os números ajudam a explicar a importância da resposta social que o núcleo de Alcobaça da Refood tem dado à comunidade.
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“Temos muito mais beneficiários do que tínhamos, em média, nos últimos anos”, revela a coordenadora do núcleo ao REGIÃO DE CISTER. Para Ana Mimoso, “a comunidade de imigrantes em Alcobaça” e o “aumento do nível do custo de vida, sobretudo em termos de alimentação e habitação” justificam a maior procura. A associação apoia as famílias com refeições confecionadas e com outros géneros alimentares doados. Cada família recebe os donativos uma vez por semana e esse apoio é reforçado ao sábado às famílias com maiores dificuldades. Os beneficiários são essencialmente residentes no concelho de Alcobaça. “Não há propriamente um padrão, porque há algumas famílias monoparentais, mas também há famílias unipessoais, nucleares e extensas”, explica a coordenadora.
Com 17 parceiros – “há atualmente menos fontes de alimentos [13], mas os que há são de maior dimensão” –, o núcleo de Alcobaça da Refood conta com 47 voluntários ativos, “número que é mais elevado do que há uns anos”, constata a voluntária. “São estas pessoas extraordinárias que disponibilizam uma parte do seu tempo para a recolha e distribuição de excedentes alimentares às famílias mais carenciadas”, acrescenta.
Nesta época de Natal, a Refood/Alcobaça faz questão de entregar cabazes de Natal a todas as famílias apoiadas. Os cabazes são constituídos por alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Para as crianças (até aos 12 anos) são também entregues brinquedos. As ofertas são feitas por voluntários, particulares, instituições e/ou empresas.
“Há, de facto, uma rede de solidariedade na região, para apoiar quem mais precisa, uma vez que já se trabalha em rede através da partilha de recursos e conhecimentos, o que permite potenciar a eficiência das ações solidárias”, argumenta Ana Mimoso, confiante de que poderá ser criada “uma comunidade solidária, criando plataformas de comunicação, sensibilizando os cidadãos e as empresas para as necessidades existentes através de campanhas de informação e o seu envolvimento em iniciativas como voluntariado, donativos ou ações de apoio direto”.