Sábado, Janeiro 18, 2025
Sábado, Janeiro 18, 2025

Jornais solidários “pagam” cabazes de Natal da Refood

Data:

Partilhar artigo:

Houve quem pagasse 10 euros por um jornal. Houve quem já tivesse adquirido a edição na quinta-feira e mesmo assim fizesse questão de comprar mais um exemplar. Houve até quem tivesse pago simbolicamente 1 euro por um jornal sem o aceitar ou dar a outras pessoas. Foi assim na manhã do passado sábado, no Mercado Municipal de Alcobaça e nas principais ruas do centro histórico da cidade, quando a equipa do REGIÃO DE CISTER e um grupo de voluntários do núcleo de Alcobaça da Refood se juntaram para vender jornais com o objetivo de angariar receitas para os cabazes de Natal a ser entregues a mais de 35 famílias em situação de vulnerabilidade pela associação.

A resposta da comunidade foi, como se antecipava, de uma generosidade imensa. Prova disso foi o que aconteceu com Lúcia Lourenço nos primeiros 10 minutos da ação. A voluntária do núcleo de Alcobaça da Refood, devidamente identificada com uma t-shirt amarela, conseguiu apelar à generosidade de mais de uma dezena de pessoas, num desempenho verdadeiramente surpreendente que se foi prolongando durante toda a manhã. Entre os vários clientes, visitantes e vendedores do Mercado Municipal, muitos foram os que rapidamente se aprontaram para contribuir para a ação solidária. Houve até quem interpelasse a equipa dos “ardinas” com o desejo de comprar o jornal e ajudar à causa. Foi o caso de Isabel Alexandre, que não hesitou em comprar um exemplar do REGIÃO DE CISTER. “Se todos ajudarmos, com 1 euro que seja, como é o caso, ficamos todos a ganhar”, sublinhou a alcobacense.

Contas feitas, foram angariados 225 euros. O dinheiro será agora usado para o REGIÃO DE CISTER comprar os produtos alimentares, identificados pelo núcleo de Alcobaça da Refood, e entregar na associação.
“Este resultado superou as expectativas, tanto em termos de apoio financeiro como de consciencialização social e demonstra a importância da solidariedade da comunidade local na promoção do bem-estar coletivo”, sublinhou a coordenadora do núcleo de Alcobaça da Refood. “O nosso bem-haja ao jornal Região de Cister pela iniciativa e colaboração e a todos os que nos apoiaram e tornaram possível esta campanha de angariação”, acrescentou Ana Mimoso, que também participou na ação solidária.

Região de Cister - Assine Já!

Para a diretora do REGIÃO DE CISTER, o balanço da campanha, que permitiu sensibilizar a comunidade para a solidariedade, foi “muito positivo”. “Quando pensámos em associar o tema da solidariedade à edição especial de Natal deste ano, quisemos também dar o exemplo e oferecer alguns exemplares da edição a uma instituição da região para que fosse possível angariar receitas com a venda do jornal e assim ajudar quem mais precisa numa data delicada e difícil para alguns como é o Natal”, explicou Sara Vieira. “Este ano a entidade beneficiada foi o núcleo de Alcobaça da Refood, mas a ideia é que nos próximos anos os beneficiários desta causa possam ir mudando”, adiantou a jornalista.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Primeiro convívio de Natal da Loja Amster juntou cerca de 80 pessoas em Vila Velha de Ródão

A Loja Amster, com sede na vila da Benedita, organizou o primeiro convívio de Natal, nos passados dias...

Educação e formação em Portugal nos estudos internacionais (1)

Acontece que, segundo os especialistas, os resultados das políticas educativas apenas produzem efeitos mensuráveis depois de transcorridos cerca...

Armazém das Artes: uma casa (re)aberta à arte e ao público

Mais de 16 mil pessoas já visitaram o Armazém das Artes desde que o espaço cultural, fundado por...

Benecar distinguida pela 4.ª vez consecutiva com o Prémio Cinco Estrelas

Pelo quarto ano consecutivo, a Benecar conquistou o Prémio Cinco Estrelas, na categoria de Viaturas Seminovas e Usadas. A...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!