Simuladores de navegação e máquinas de última geração são alguns dos mais recentes equipamentos do polo da Nazaré do FOR-MAR, que recebeu um investimento de 180 mil euros, inaugurado na passada quinta-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O edifício passou por uma renovação completa, incluindo a atualização de sinalética de acordo com a nova imagem institucional do FOR-MAR. Além dos simuladores de navegação, foi criado um centro de exames, com o objetivo de aumentar a qualidade da formação oferecida, como fez notar a diretora do Departamento de Planeamento, Formação e Certificação. Clara Simões destacou ainda os recursos pedagógicos interativos para várias áreas da formação à distância. Em breve estará disponível uma aplicação que permitirá aos formandos acesso digital à formação, que é customizada para cada aluno.
A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, em representação da secretária de Estado do Mar, e com a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar. “O setor do mar vale mais do que 5% do PIB nacional”, sublinhou João Rui Ferreira, que enalteceu a aposta do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, que tem 12 escolas em todo o País. “O futuro do setor faz-se com pessoas qualificadas e aqui os formandos têm oportunidade renovada e condições singulares para estarem bem preparados para o futuro”, destacou o governante, para quem a melhoria “ajuda a reforçar a competitividade do setor marítimo português”.
A requalificação é vista como um passo relevante na melhoria da formação marítima ministrada na região. Foi financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência – Hub Azul School (INVESTIMENTO TC-C10-i01 – Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul). As obras foram iniciadas em outubro de 2023.
“Integrado na componente Mar do PRR, este fundo irá estruturar e complementar os objetivos do FOR-MAR para capacitar cada vez mais os profissionais, dando resposta às crescentes necessidades de formação do setor da economia azul. Este reforço fomentará a economia do país e será uma componente fundamental para a transição energética, para a descarbonização, e para o desenvolvimento sustentável”, lê-se na nota de imprensa do FOR-MAR.
“O polo da Nazaré não só se destaca como um centro de excelência na formação marítima, mas também reafirma a relevância do mar para a economia e identidade local, contribuindo para a capacitação de profissionais que garantem a segurança e o progresso da atividade marítima na região”, considerou Salvador Formiga, vereador na Câmara da Nazaré.