Domingo, Julho 6, 2025
Domingo, Julho 6, 2025

Gripe aviária coloca São Martinho do Porto, Vimeiro e Alfeizerão em restrição sanitária

Data:

Partilhar artigo:

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) sinalizou dois focos de infeção de Gripe Aviária no concelho das Caldas da Rainha, colocando várias freguesias limítrofes como Alfeizerão, São Martinho do Porto e Vimeiro, em restrição sanitária.

Os dois focos de infeção de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) foram identificados “numa detenção caseira de aves situada na freguesia de Tornada e Salir do Porto e no Parque D. Carlos I”, divulgou a Câmara das Caldas da Rainha.

Em ambos os casos foram implementadas medidas de controlo que “incluem a inspeção aos locais onde a doença foi detetada, a remoção dos animais afetados e a limpeza e desinfeção, assim como a restrição da movimentação e a vigilância das explorações que detêm aves existentes nas zonas de restrição num raio de até 10 quilómetros em redor do foco detetado na capoeira doméstica”, revela a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária em comunicado. Aquele organismo apela a todos os detentores de aves que cumpram “com rigor as medidas determinadas” para a Gripe Aviária, salientando que o “confinamento de todas as aves detidas no território do continente é a medida mais eficaz para evitar contactos entre aves domésticas e aves selvagens, sendo essencial para prevenir novos focos de doença”. A Câmara e a DGAV informaram ainda que a notificação de “qualquer suspeita deve ser realizada de forma imediata” para a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo ou para o Gabinete Médico Veterinário e Saúde Pública do Município das Caldas da Rainha.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!