Depois de ter percorrido o País, de norte a sul, em centenas de apresentações, o espetáculo “A Ver Navios no Reinado de D. João VI e Carlota Joaquina”, da companhia alcobacense S.A. Marionetas, regressa a “casa” com um conceito inédito.
A edição digital é apenas para assinantes
A peça de 2008, com texto original de Sofia Vinagre, José Gil, Natacha Costa Pereira e Rui Sousa, que, através de mais de duas dezenas de marionetas de fios, relata a mudança da corte portuguesa para o Brasil, vai ser apresentada no Armazém das Artes, em Alcobaça, no próximo dia 22, às 21:30 horas.
“A visão do público, que poderá andar à volta da estrutura cénica, será de 360.o, proporcionando uma experiência única, nunca antes vista”, sublinha, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, José Gil, diretor artístico da companhia alcobacense, que viu recentemente garantido o apoio no âmbito do Programa 2025-2026 de Apoio Sustentado às Artes – Teatro da Direcção-Geral das Artes. A estreia deste novo conceito da peça é uma das iniciativas de uma “maratona cultural” que teve início este mês no Armazém das Artes.
Na semana mais romântica do ano, Matilde Vitorino (voz) e Hugo Trindade (guitarra) revisitam a trilha sonora de “My Funny Valentine”, celebrando a beleza e a poesia do amor, num concerto intimista
agendado para o próximo sábado, às 17 horas. Outra das propostas é a oficina de cerâmica “Mutações florais”, dinamizada por Stela Ivanova, no próximo domingo, às 14:30 horas, que está inserida no ciclo “Quanto tempo tem a memória?”, em homenagem a Joaquim Vieira Natividade.
No próximo dia 22, realiza-se, às 15 horas, uma visita guiada à exposição “Cerâmica Mediterrânica e sua Influência Global”, que dá conhecer as criações de 45 artistas de todo o mundo, selecionados entre membros da Academia Internacional de Cerâmica.
Até ao próximo dia 2 de março é ainda possível visitar no Armazém das Artes as exposições “JoséAurélio – Uma Retrospetiva de Cerâmica”, “45/24 – Pratos da Guerra, Pratos de Paz” e “Os Fios na Companhia S.A. Marionetas”.