O Centro Qualifica de Cister, que integra o Agrupamento de Escolas de Cister, deu mais um passo para a missão de apoiar cidadãos com baixas qualificações com a assinatura do protocolo “Qualifica + em Rede”, no passado dia 7 de março, numa cerimónia que teve lugar na biblioteca escolar da Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Lidamos com pessoas adultas, que têm muito baixas qualificações, e pretendemos melhorá-las. O projeto local trabalha a nível das qualificações de B1 (4.º ano), B2 (6.º ano) e B3 (9.º ano)”, explica a coordenadora do Centro Qualifica de Cister.
Anabela Luís clarifica que o momento decorrido na passada sexta-feira foi de “divulgação do projeto” e de formalização com 17 entidades que são parceiras da iniciativa, nomeadamente a Câmara de Alcobaça, a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, a Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça e Região de Leiria, o Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça, entre outras.
O projeto local é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, estando já em curso desde outubro de 2024.
Atualmente, há cerca de 70 pessoas que já estão a ter as respetivas formações, divididas por grupos, no entanto a iniciativa está projetada para abranger mais do dobro destas pessoas.
“Não temos mais pessoas no momento porque queremos que elas tenham resposta primeiro antes de conseguirmos avançar. Portanto, a nossa meta é chegar aos 200 e vamos atingi-la sem dúvida nenhuma.
Temos aqui dossiês de pessoas que estão à espera de serem encaminhadas e será fácil chegar aos 100, vai ser fácil chegar aos 200 também”, elucida Anabela Luís.
O tempo de duração do projeto é “muito curto”, tendo de ser executado até novembro de 2025.
Até lá, as pessoas inscritas têm “a oportunidade de aumentar as qualificações de uma forma mais condensada”, uma vez que o processo de formação neste projeto ”é mais rápido do que o processo tradicional no Centro de “Qualifica”.
Entre as áreas trabalhadas no programa constam a literacia digital, o património e a liberdade, todas com o intuito de promover o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
De momento, as formações têm sido mobilizadas duas vezes por semana, duas a três horas por sessão, num período predominantemente pós-laboral, ainda que haja possibilidade de ajuste.
O Centro Qualifica continua a desempenhar a sua missão na comunidade, tendo ainda outra oferta, além do projeto local, para adultos com mais qualificações que queiram continuar a fazer formações.