A final nacional do XIX Mega Sprinter decorreu durante os dias 28 e 29 de março, no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, e contou com a participação de cerca de 800 alunos provenientes de várias zonas do País. A região Oeste esteve em bom plano, com vários alunos de escolas do concelho de Alcobaça a destacarem-se nas provas de velocidade, lançamento do vórtex e salto em comprimento.
A aluna da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto, Mariana Roldão, foi um dos grandes destaques entre os participantes da região, ao evidenciar-se em duas modalidades: conseguiu uma fantástica medalha de prata (2.º Lugar) na competição de velocidade (Mega Sprinter), no escalão de Infantis B feminino, alcançando a marca de 5,95 segundos ao percorrer 40 metros, e conquistou a 6.ª posição no salto em comprimento, registando a marca de 4,6 metros.
A Escola Básica Frei Estêvão Martins (Alcobaça) também esteve muito bem representada nas finais da prestigiada competição, tendo tido um aluno e uma aluna entre os melhores: José Miguel (infantil B masculino) arrecadou uma medalha de bronze (3.º lugar) no salto em comprimento, batendo o registo de 4,96 metros. Já Beatriz Machado (infantil B feminino) foi 7.ª classificada no lançamento do vórtex, fazendo o objeto percorrer 41,40 metros.
Também no lançamento do vórtex se evidenciou Tiago Saldanha, estudante da Escola Básica de Pataias, conseguindo alcançar um 5.º lugar no escalão de infantis B masculino, ao fazer deslocar o projétil 54,03 metros.
Em grande plano esteve também Ema Roxo, aluna que frequenta a Escola Básica da Benedita, ao arrebatar uma incrível medalha de prata. A atleta que competiu no escalão de infantil A feminino, percorreu 40 metros em 6,38 segundos para alcançar aquele resultado.
Nesta edição, participaram mais de 100 mil alunos na fase escolar, dos quais cerca de 10 mil competiram nas fases local e regional. Na final nacional realizada nas Caldas da Rainha, estiveram aproximadamente 800 alunos provenientes de todas as regiões do País, incluindo da Região Autónoma dos Açores.
Além da forte presença dos alunos, é de salientar também a importância dos cerca de 200 professores, que acompanham as delegações e que participam na organização das provas, bem como os cerca de 100 estudantes voluntários, 60 assistentes operacionais das diversas escolas e elementos da Câmara das Caldas da Rainha, forças de segurança e proteção civil e da Federação Portuguesa de Atletismo, que deram um contributo imprescindível em várias áreas.