Domingo, Novembro 9, 2025
Domingo, Novembro 9, 2025

Vida renovada

Data:

Partilhar artigo:

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Assim, instituiu-se que a Páscoa seria celebrada entre 22 de março e 25 de abril. Originalmente a celebração foi iniciada pelos judeus; mas com o cristianismo passou a ter um novo significado.

Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da 10.a praga do Egito e denominam a Páscoa de “Pesach”[passagem]. Na tradição cristã a Páscoa é uma das mais importantes celebrações porque evidencia a ressurreição de Cristo como um dos mais relevantes eventos bíblicos para a humanidade. Os cristãos entendem a morte de Jesus como o derradeiro sacrifício voluntário que salvou a hu- manidade de seus pecados.

Através do sacrifício, a humanidade recebeu uma nova oportunidade. O que nos dá a entender que sem Páscoa, isto é, sem a “passagem” (morte e ressurreição) a fé dos cristãos não teria sentido prático. Então, na prática, mais do que um evento de cariz religioso, este é um evento de Fé que deve ser compreendido como um evento metafórico.

Região de Cister - Assine Já!

A metáfora da ressurreição é uma aposta na esperança renovada; na busca pela afirmação da vida nova e na crença inabalável que a existência humana será capaz de se renovar. A Páscoa é uma oportuna metáfora para tudo que vivemos. Perante a crise social, cívica, moral; política e económica urge uma renovação imediata. Nos dias turbulentos como os de hoje, a metáfora da ressurreição ajuda-nos a caminhar com maior propósito. Então, se a Páscoa consiste em nascer de novo e se uma parte de nós deve ir para dar lugar ao renovado que essa decisão e ação comecem hoje.

É, por isso, tempo de desprender-se do antigo para dar lugar ao renovado. Somos seres em constante evolução, e quando caímos, levantamo-nos e aprendemos. Criamos novas oportunidades. Um novo EU pode mesmo renascer a cada dia se nos permitirmos caminhar com que esta certeza simbólica. Que a Páscoa faça renascer em nós o apego pela vida renovada. A todos e todas, Boa Páscoa e Renovações Felizes!

AD Footer

Artigos Relacionados

Fator “aldeia do hóquei” decisivo para HC Turquel

Dois jogos na aldeia do hóquei e… duas vitórias para o HC Turquel. O fator casa tem sido...

Futebol: Nazarenos vence dérbi da região e encosta ao líder

Um golo de André Mendes, aos 17 minutos, e um bis de Ricky, aos 37 e aos 70,...

Pedro Chagas Freitas e Amigos da Treta no Festival Literário de Mira de Aire

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Literário de Mira de Aire está de regresso à...

Jorge Vala coloca educação gratuita como “prioridade máxima” para último mandato

A educação gratuita será a “prioridade máxima” do último mandato de Jorge Vala à frente da Câmara de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!