Domingo, Janeiro 25, 2026
Domingo, Janeiro 25, 2026

Vida renovada

Data:

Partilhar artigo:

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Assim, instituiu-se que a Páscoa seria celebrada entre 22 de março e 25 de abril. Originalmente a celebração foi iniciada pelos judeus; mas com o cristianismo passou a ter um novo significado.

Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da 10.a praga do Egito e denominam a Páscoa de “Pesach”[passagem]. Na tradição cristã a Páscoa é uma das mais importantes celebrações porque evidencia a ressurreição de Cristo como um dos mais relevantes eventos bíblicos para a humanidade. Os cristãos entendem a morte de Jesus como o derradeiro sacrifício voluntário que salvou a hu- manidade de seus pecados.

Através do sacrifício, a humanidade recebeu uma nova oportunidade. O que nos dá a entender que sem Páscoa, isto é, sem a “passagem” (morte e ressurreição) a fé dos cristãos não teria sentido prático. Então, na prática, mais do que um evento de cariz religioso, este é um evento de Fé que deve ser compreendido como um evento metafórico.

Região de Cister - Assine já!

A metáfora da ressurreição é uma aposta na esperança renovada; na busca pela afirmação da vida nova e na crença inabalável que a existência humana será capaz de se renovar. A Páscoa é uma oportuna metáfora para tudo que vivemos. Perante a crise social, cívica, moral; política e económica urge uma renovação imediata. Nos dias turbulentos como os de hoje, a metáfora da ressurreição ajuda-nos a caminhar com maior propósito. Então, se a Páscoa consiste em nascer de novo e se uma parte de nós deve ir para dar lugar ao renovado que essa decisão e ação comecem hoje.

É, por isso, tempo de desprender-se do antigo para dar lugar ao renovado. Somos seres em constante evolução, e quando caímos, levantamo-nos e aprendemos. Criamos novas oportunidades. Um novo EU pode mesmo renascer a cada dia se nos permitirmos caminhar com que esta certeza simbólica. Que a Páscoa faça renascer em nós o apego pela vida renovada. A todos e todas, Boa Páscoa e Renovações Felizes!

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!