Após quatro meses de uma comissão de gestão, motivada pela impugnação das últimas eleições, o Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) entra num novo ciclo. Pedro Pombo foi eleito presidente da Direção na passada quarta-feira, tendo tomado posse no sábado. A eleição decorreu sem oposição, registando-se 116 votos a favor, 8 em branco e 8 nulos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O sucessor de José Godinho, que presidiu a instituição nos últimos quatro anos, diz ter encontrado uma “casa desarrumada”, “sem acesso a emails e palavras-chave” e com “42 mil euros na conta”, dinheiro insuficiente para pagar os ordenados deste mês de abril.
Perante este cenário, está a ser feito um levantamento exaustivo da situação financeira do Ceeria, não estando excluída a possibilidade de avançar com uma auditoria às contas da instituição. “A instituição ao dia de hoje [22 de abril] não tem dinheiro para os ordenados aos 118 funcionários deste mês de abril”, partilha o dirigente, que tem encetado contactos com diversas entidades para garantir os pagamentos em falta.
Entre as prioridades traçadas está a estabilização interna e a promoção de um ambiente de “paz e colaboração” entre colaboradores e utentes, após um período conturbado e marcado por episódios polémicos. A reabertura do diálogo institucional e o reforço da coesão são apontados como essenciais para o futuro da organização A abertura do novo lar, que permitirá transferir os utentes do atual edifício do Lameirão, é uma das metas estruturantes para os próximos meses. O espaço desocupado poderá ser rentabilizado através de arrendamento, contribuindo para o equilíbrio financeiro da instituição.
Para o próximo mês de maio, está prevista uma reorganização interna da equipa, que incluirá a nomeação de um novo diretor técnico. Um dos atuais membros dos órgãos sociais integrará a estrutura como funcionário, reforçando a equipa técnica.
Entre as mudanças que Pedro Pombo quer implementar na instituição, destaca-se a criação de chefias intermédias, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da organização e fomentar a autonomia dos colaboradores.
O novo presidente, que é também presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro e da Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça, admite replicar no Ceeria o modelo de gestão que tem aplicado nos Bombeiros, sublinhando as semelhanças organizativas entre ambas as instituições.
Como forma de reforçar o envolvimento da comunidade, o novo dirigente pretende ainda lançar uma campanha de angariação de sócios.
Para assinalar simbolicamente o início deste novo ciclo, está agendada para o próximo sábado de manhã uma ação de limpeza do espaço exterior, que contará com a participação e utentes, colaboradores, famílias e sócios, e que culminará com um almoço-convívio.