Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única classificada da chamada região de Cister para disputar a fase nacional das Olimpíadas da Biologia Sénior 2025.
O apuramento decorreu após a passagem pela segunda fase escolar em que também participou a aluna Ana Lia Diviza. De acrescentar ainda a participação de alunos de outros estabelecimentos de ensino
nas respetivas fases escolares: Inês Simão e Nuno Nogueira (Escola Secundária de Porto de Mós), Bia Dinis, Dinis Moreira e Santiago Roberto (Externato Cooperativo da Benedita) e Bernardo Lopes, Joana Chen, Martim Eusébio e Rodrigo Bento (Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio).
A fase nacional das Olimpíadas de Biologia decorre entre os próximos dias 9 e 11 de maio de 2025, em Lisboa. A categoria sénior, em que Kaixin Cheng vai participar, será constituída por “três provas práticas laboratoriais e uma prova teórico-prática escrita”.
Dos oito estudantes melhores classificados na 3.a eliminatória (categoria sénior 11.o e 12.o anos), quatro vão levar a bandeira portuguesa até às Olimpíadas Internacionais da Biologia e os outros quatro até às Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia.
Criadas em 2010 pela Ordem dos Biólogos, as Olimpíadas Portuguesas de Biologia têm como propósitos “estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental”, bem como “aproximar o contexto universitário do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento do estudante à realidade do ensino superior”, e também “relacionar a Biologia com a realidade económica e social, promovendo uma melhor cidadania”, explica a Ordem dos Biólogos no regulamento do concurso.