Além de um novo logótipo, a marca Praia do Norte conta, desde a passada sexta-feira, com uma nova estratégia de internacionalização. A nova vida da marca das ondas gigantes foi dada a conhecer na apresentação da Câmara e da Nazaré Qualifica, no Forte de São Miguel Arcanjo.
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“Queremos que a Praia do Norte continue a ser um dos grandes embaixadores da Nazaré no mundo, mas com uma proposta mais alargada, que envolva o território, valorize as comunidades locais e contribua para um desenvolvimento sustentável”, sustentou o presidente da Câmara, Manuel Sequeira, para quem a nova estratégia “é uma afirmação da ambição e da capacidade da Nazaré em se projetar para o futuro sem perder a autenticidade”.
Apresentada pelo edil e pelo presidente da Nazaré Qualifica, Salvador Formiga, a nova visão do município está focada no surf, no turismo e na sustentabilidade, por meio de uma “gestão integrada da marca enquanto ativo estratégico para a economia local e nacional”, como frisou Manuel Sequeira.
Sob o lema “Where the waves touch the sky”, a nova imagem evoca o caráter único das ondas gigantes daquela praia, ao mesmo tempo que homenageia a imagem épica do lugar, “onde a natureza atinge a sua forma mais intensa”. Em simultâneo, “reforça o posicionamento do Forte de São Miguel Arcanjo como o miradouro privilegiado para testemunhar esta união rara entre o céu e o mar”.
Salvador Formiga sublinhou que a Praia do Norte é já uma referência mundial, mas a ideia é ir mais longe. “Esta estratégia é um instrumento para atrair investimento, diversificar a oferta turística e afirmar a Nazaré como um modelo de inovação em turismo e compromisso com a sustentabilidade”, disse o vereador.
A nova imagem pretende aliar a modernidade com as raízes locais. “Incorpora elementos gráficos inspirados nos pontos cardeais para reforçar o sentido de orientação e aventura. Utiliza o preto que remete para a força do mar e o encarnado que evoca a coragem e património da Nazaré, nomeadamente o Forte de São Miguel de Arcanjo”, explicou Salvador Formiga.
O merchandising da marca cresceu. Serão lançadas, de forma faseada, várias linhas que cruzam design contemporâneo com referências à tradição local. A coleção inclui t-shirts com mapas de marés, peças com o icónico “veado da Nazaré”, hoodies, bonés, gorros e uma linha premium inspirada nos trajes típicos da vila.
Foram ainda anunciados outros projetos no âmbito do “rebranding”, como a criação de uma websérie, uma “Wave Art Gallery”, no Forte de São Miguel Arcanjo, um prémio anual de fotografia e vídeo-drone, roteiros eco-friendly e parcerias com universidades para estudar o impacto das alterações climáticas nas ondas gigantes e no Canhão da Nazaré.