O Castelo de Porto de Mós servirá de cenário da primeira edição do MusicaMós, que decorre entre os dias 9 e 24 do próximo mês. Com direção artística de Fábio Pascoal e apoio do Município, o Festival de Música de Porto de Mós pretende celebrar a união entre a música, o património e a identidade local, promovendo um diálogo entre a tradição e a contemporaneidade.
Do fado à música tradicional, da música ligeira ao canto lírico, e da música clássica ao jazz, a iniciativa propõe uma experiência “profunda” com sete atuações de entrada livre.
“O MusicaMós quer ser mais do que um festival: um ponto de encontro e um espaço para escutar com o coração, reconhecer as raízes e acolher novas sonoridades”, sublinha o diretor artístico do evento, na mesma nota de imprensa enviada ao REGIÃO DE CISTER.
Nesta primeira edição, o Festival de Música de Porto de Mós irá homenagear grandes nomes da música e da literatura. Entre as efemérides, destacam-se os 130 anos do nascimento do compositor português Cláudio Carneyro, os 150 anos da guitarra portuguesa, popularizada por Carlos Paredes, os 110 anos do icónico músico norte-americano Frank Sinatra e o segundo centenário do escritor Camilo Castelo Branco.
A programação abre com Cláudia Franco (voz e teclado digital) e Filipe Duarte (guitarra), que apresentam o EP “E o Céu o Mar Prolongava”, num concerto intimista, em que o jazz e a herança portuguesa se fundem.
A segunda atuação, no dia 10 do próximo mês, oferece um encontro entre as vozes e as cordas com Coro Gaudia Vitae e o quinteto de cordas da Camerata de Cordas de Leiria, que protagonizam uma viagem que percorre diferentes universos sonoros: da música tradicional ao Fado, da espiritualidade ao ligeiro, da herança de Carlos Paredes à evocação do compositor português Cláudio Carneyro.
Uma atuação inspirada na Batalha de Aljubarrota pelo trio Tratado Elvatis (15 de agosto), o concerto da dupla Francisco Vieira e António Casal (16 de agosto), o programa “Do fado ao lírico”, com as sopranos Mayya Rud e Margarida Sankova e o tenor António Alves (17 de agosto), a performance com a Catraia e os Desbundixie Tradicional Jazz (23 de agosto) e o espetáculo da Banda Recrativa Portomosense com cantores convidados (24 de agosto) são outras das propostas desta 1.ª edição do MusicaMós que promete deixar a sua marca na região.