Alcobaça vai ter o ponto de partida da 9.ª e penúltima etapa da 86.ª edição da Volta a Portugal, emblemática prova que vai realizar-se entre os dias 6 e 17 de agosto e que vai ter a região em foco no dia 16.
A etapa arrancará simbolicamente no Panorama Multiusos de Alcobaça, passando pela Fervença em direção ao concelho da Nazaré. Depois disso, o pelotão seguirá por São Martinho do Porto com direção a Caldas da Rainha. A etapa, que contempla um traçado de 174,4 quilómetros, termina na subida à Serra de Montejunto, no Cadaval.
“O acolhimento de grandes provas de ciclismo tem sido uma grande aposta do Município de Alcobaça. Depois da La Vuelta em 2024, e, já este ano, do Troféu Joaquim Agostinho, a passagem da Volta a Portugal é uma oportunidade para projetar Alcobaça a nível nacional e internacional, dinamizando também o turismo e a economia local”, afirmou o presidente da Câmara de Alcobaça, citado em comunicado.
Hermínio Rodrigues recordou ainda que as duas últimas passagens da prova no concelho foram em 2016 e em 2019, garantindo que o executivo está a trabalhar para “acolher com maior regularidade esta grande marca do desporto nacional”.
“A região Oeste, por todos os motivos e pela afirmação de João Almeida, há muito que merecia uma etapa em pleno na Volta a Portugal”, salientou Joaquim Gomes, diretor da prova e antigo vencedor da Volta a Portugal, durante a conferência de imprensa de apresentação da icónica competição.
A passagem da 86.ª edição da Volta a Portugal pela região Oeste deverá trazer milhares de pessoas até à região para assistirem e apoiarem alguns dos melhores ciclistas do pelotão. O caldense João Almeida, a correr em casa, deverá ter apoio reforçado.