Há dias marcantes na vida de um desportista. E aquele em que, ainda com 16 anos, se estreia pela Seleção Nacional é um deles. No entanto, a nazarena Joana Vasco não quis guardar esse momento só para si e colocou o seu nome na história do futebol de praia português. É que o golo apontado na vitória sobre a Polónia (4-1), confere-lhe o estatuto da mais jovem atleta a faturar pela equipa principal.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Um feito único e que abrilhantou ainda mais a estreia de quinas ao peito. Ainda com 16 anos, tudo aconteceu à passagem do terceiro minuto, quando a jovem surgiu isolada e atirou para o segundo golo português.
Nascida a 2 de dezembro de 2008, Joana Vasco é uma das jovens promissoras do futebol de praia e, também, do futebol português.
A nazarena começou a despontar no futebol do Nazarenos, em 2017, tendo alinhado pelos alvinegros até 2019, momento em que surgiu o convite para rumar ao Sporting, que representou durante três temporadas e com vários títulos.
Em 2022, a jovem voltou para perto de casa, assinando pelas juniores do CCMI, todavia, a estadia foi curta, uma vez que na época seguinte foi recrutada para as juvenis do Torreense. Por Torres Vedras ficou, avançando agora para a terceira época consecutiva com as cores do emblema “azul grená”.
Já no futebol de praia, o currículo é mais recente, dado que apenas em 2024 se estreou com as cores do Sótão. No ano passado, a futebolista ainda foi opção em quatro jogos, registou que melhorou significativamente este ano, com 5 golos apontados em 18 partidas, ajudando o clube da terra a arrebatar a medalha de bronze no campeonato nacional feminino.
Se dúvidas houvesse, é caso para dizer que o futuro promete ser risonho para a jovem craque “made in” Nazaré.