A obra “O.V. – Olaria Vistal, Vistal, Vestal, Batista & Almeida, Lda” foi apresentada por Hélder Sacadura, na passada sexta-feira, no interior do edifício em que laborava a Vestal, na Vestiaria.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Este livro é uma homenagem a todas as pessoas, independentemente da geração, desde o mais humilde auxiliar de empresa ao mais ilustre pintor”, começou por dizer o autor da obra, que reúne espólio e memórias coletivas da fábrica Vestal e atribui protagonismo aos trabalhadores da antiga fábrica de cerâmica.
“Chegou a um ponto em que era só bater à porta das pessoas e elas já tinham os artigos preparados, era só fotografar”, partilhou Hélder Sacadura, que foi desafiado pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria a escrever a obra, sobre o processo de recolha do material fotográfico e da colaboração das pessoas que detêm os artefactos.
A presidente da Junta de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca, explicou o ponto de partida da ideia e as pretensões do projeto. “Queremos valorizar as pessoas que aqui trabalharam, numa fábrica que foi o coração da cerâmica em Alcobaça e no mundo inteiro”, disse.
A obra vai ser vendida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria pelo valor de 60 euros.