O REGIÃO DE CISTER foi distinguido com o 1.º lugar, na categoria Imprensa Regional, no âmbito da VIII Edição do Prémio de Jornalismo “Analisar a pobreza na Imprensa”, com a reportagem “Guarda(m) os idosos e ainda ajudam a combater a solidão”, do jornalista Rafael Raimundo, atribuído pela EAPN/Rede Europeia Anti Pobreza.
De um total de 34 trabalhos jornalísticos (18 nacionais e 16 regionais), foram selecionados e analisados pelas pessoas que constituem os 19 Conselhos Locais de Cidadãos – um por distrito assim como a Região Autónoma da Madeira – e, finalmente, selecionados e avaliados por quatro elementos desse mesmo conselho que os representam.
Na categoria de Imprensa Nacional, o 1.º prémio foi atribuído ao Público, com a reportagem “Pobreza: quatro anos depois, os relatos de quem vivia do RSI”, do jornalista Rui Pedro Paiva e fotojornalista Rui Soares. Este prémio visa distinguir trabalhos jornalísticos que abordem a pobreza e a exclusão social de forma digna, livre de preconceito e de outras representações negativas sobre estas matérias.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no Hotel 3K Barcelona, Lisboa, no próximo dia 14 de outubro.