Enquanto o verão ainda brilha sobre praias e dias soalheiros, na Memória Lusa já só se pensa no Natal. É a época do ano predileta da fundadora da marca, Fernanda Matias, uma confessa apaixonada pela quadra natalícia que transporta para o seu (grande) atelier de cerâmica com nota artística.
“Gosto muito de trabalhar o Natal. É uma época mágica. Produzimos muitas peças neste perído, algumas novas especialmente para o efeito e outras idênticas às que fazemos noutras alturas do ano, mas com alguns ajustes, nomeadamente nas cores”, começa por explicar a ceramista e fundadora da marca Memória Lusa. A preparação para esta festividade começou em agosto – e “já tarde”, segundo Fernanda Matias –, com todos os processos a serem realizados no ateliê, instalado na Maiorga, desde o enchimento, passando pela pintura, pela vidragem e pelo embalamento dos artigos.
A Memória Lusa é uma marca criada há mais de uma década, abastecendo determinados nichos, principalmente, no setor do turismo. Símbolos portugueses como a andorinha, a sardinha, o galo e os azulejos são alguns exemplos de “gifts” produzidos pela marca, que além destas memórias portuguesas também fabrica louça utilitária e decorativa e pendentes.
Na base da marca, que viu nascer posteriormente a empresa Gaveta da Saudade em 2017, está muito amor pela cerâmica. “Todos os artigos são feitos com detalhe, muito amor, carinho e perfecionismo”, diz a ceramista, revelando ainda o segredo para levar produtos de qualidade aos clientes. “É tempo… o tempo que dedicamos às coisas e depois a exigência no trabalho”, aponta.
Com mais um Natal mesmo aí à porta, este ano a procura pelos artigos de cerâmica da marca Memória Lusa tem sido maior. O fabrico de artigos para os clientes acompanhou a procura, com especial foco nas cores típicas – o vermelho e o verde. “Desde a pandemia que as pessoas ganharam mais gosto pela decoração e uma alguma vaidade, no sentido positivo. O Natal não é exceção”, justifica a empreendedora.
Fazendo juz ao ambiente acolhedor e familiar que idealiza para a marca, Fernanda Matias preparou uma decoração para a loja da fábrica, onde, todos os fins de semana até ao Natal (apesar de ter a loja da fábrica aberta também durante toda a semana), vai receber os clientes de uma forma especial. “Temos sempre um bolinho ou uma ginjinha porque a quadra natalícia é a partilha, lembrar os avós, o aconchego”, defende. Preparada para a quadra, a marca trabalha já nas novidades do próximo ano e.. do Natal de 2026.


