O Rally Dakar 2026 está a decorrer até ao próximo sábado. O que talvez poucos saibam é que há um turquelense a viver o sonho num dos maiores palcos do desporto motorizado mundial. Trata-se de Francisco Mendes, que participa pela segunda vez na referida competição, desempenhando o papel de mecânico na equipa Can-Am Factory, equipa oficial da marca.
“A minha função é fazer a manutenção e as afinações dos carros para que o piloto e o copiloto tenham um carro fiável e rápido”, explicou o jovem, natural do Carvalhal de Turquel, em declarações aos canais de comunicação da Junta.
O Rally Dakar é um desafio constante e vivido sob grande pressão. “Um dos desafios mais exigentes desta edição foi fazer uma direta a trabalhar no carro e, de seguida, conduzir cerca de 550 quilómetros até ao próximo bivouac”, contou o jovem, sublinhando, ainda assim, que as maiores recompensas surgem depois desses esforços. “A noite em que fiz direta sem dormir nada e, no dia seguinte, ganhámos a etapa”, regozijou.
Sobre a prova é perentório: “O Dakar é a prova mais dura do mundo do Rally, principalmente para os mecânicos. Trabalhamos muito, dormimos pouco, mas é também a mais bela pelo espírito que se vive aqui”, salientou, certo de que a experiência lhe permite ganhar várias coisas. “Mente forte. Há muitos altos e baixos e tem de se gostar mesmo deste desporto”, afiançou.
Já relativamente ao patamar que atingiu, Francisco Mendes garante que “nada é impossível” quando existe esforço para lutar pelos objetivos. Francisco Mendes tem vindo a conseguir (e a superar) alguns.
AD Footer

