Segunda-feira, Dezembro 1, 2025
Segunda-feira, Dezembro 1, 2025

Silva Peneda defende compromisso para o emprego

Data:

Partilhar artigo:

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES) defendeu esta segunda-feira, na Nazaré, a necessidade de ser estabelecido nas próximas décadas “um grande compromisso entre as forças políticas em que o emprego esteja no centro das prioridades”.

Durante um jantar-conferência promovido pelo PSD, subordinado ao tema “Política de Emprego, Qualificações e Mercado de Trabalho”, Silva Peneda criticou muitas das opções da troika no programa de ajustamento, salientando que o País precisa “de uma austeridade que valha a pena”, o que, no entender do antigo ministro do Emprego e da Segurança Social, não se verificou.

Região de Cister - Assine já!

Numa das últimas aparições públicas à frente do CES, o economista recordou que “não há capital em Portugal” e que, por isso, o desenvolvimento do País “tem de ser feito com investimento estrangeiro”, sendo necessário criar “condições de atração de investidores”. Para tal, torna-se necessário “um compromisso e não um consenso” em diversos domínios, nomeadamente ao nível da justiça.

Perante o que considera “uma nova realidade económica” a nível internacional, que deixa Portugal com “uma capacidade de manobra muito estreita a nível nacional”, Silva Peneda defende que os países mais ricos devem ajudar os mais pobres e que a zona euro “precisa de uma política orçamental e fiscal única”. Ainda antes de se juntar a Jean Claude Junker na Comissão Europeia, o presidente do CES deixa a sugestão: “Por que não a Europa cofinanciar o subsídio de desemprego dos países do Sul da Europa?”

Durante o evento, Margarida Balseiro Lopes, presidente da Distrital de Leiria da JSD e secretária-geral da JSD, considerou que o PSD “tem a responsabilidade de apresentar soluções concretas para o desemprego jovem no próximo programa de Governo”, mas sublinhou que “não era possível corrigir em quatro anos décadas de más decisões” dos sucessivos governos.

Joaquim Pequicho, líder do PSD/Nazaré, aproveitou a sessão para anunciar que a Concelhia está a elaborar um Plano de Ação Local para o Emprego e Qualificações, apontando a revisão do Plano Diretor Municipal e a adoção de medidas de marketing territorial que proporcionem a captação de investimentos, envolvendo a economia social, como prioridades.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!