Domingo, Fevereiro 22, 2026
Domingo, Fevereiro 22, 2026

Oposição exige descentralização da Assembleia Municipal

Data:

Partilhar artigo:

Depois de António Querido (CDS) ter questionado o presidente da Assembleia Municipal, Luís Castelhano, sobre a descentralização das sessões daquele órgão deliberativo, juntaram-se ao protesto as vozes do PS e da CDU. Em conjunto elaboraram um comunicado, no qual se pode ler que no “espaço temporal de um ano, que contou com a realização de oito sessões deste órgão, a Mesa da Assembleia Municipal, liderada por Luís Castelhano, apenas descentralizou uma reunião, que decorreu em setembro, na Benedita”.

Depois de António Querido (CDS) ter questionado o presidente da Assembleia Municipal, Luís Castelhano, sobre a descentralização das sessões daquele órgão deliberativo, juntaram-se ao protesto as vozes do PS e da CDU. Em conjunto elaboraram um comunicado, no qual se pode ler que no “espaço temporal de um ano, que contou com a realização de oito sessões deste órgão, a Mesa da Assembleia Municipal, liderada por Luís Castelhano, apenas descentralizou uma reunião, que decorreu em setembro, na Benedita”. Após a intervenção do centrista, Luís Castelhano referiu que a organização das sessões é da competência da Mesa e que está “atento” ao assunto. Foi em abril do ano passado que os deputados municipais aprovaram uma “recomendação que defendia a realização de sessões descentralizadas deste órgão, pelas diversas freguesias do concelho de Alcobaça”.
Em comunicado, os três partidos consideram que “não é admissível que, no espaço de um ano, que contou com oito sessões deste órgão, apenas se tenha feito uma sessão descentralizada”, acrescentando que, ao longo desse ano, o presidente da Mesa foi “sensibilizado várias vezes para o cumprimento desta recomendação, pela sua própria iniciativa, o que não aconteceu e constitui um mau serviço ao concelho”. O PS, CDS e CDU defendem a realização de Assembleias Municipais “descentralizadas como uma opção regular e não como um acontecimento isolado”. No documento, pode ler-se ainda que “cabe aos decisores políticos encetar esforços para estar perto dos munícipes e ouvir os seus anseios” e alertam para a “falta de divulgação e publicitação da data e local das assembleias de forma a permitir uma maior participação dos munícipes”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!