Terça-feira, Maio 13, 2025
Terça-feira, Maio 13, 2025

Junta do Bárrio quer potenciar turismo na freguesia

Data:

Partilhar artigo:

Potenciar a agricultura e o turismo continuam a ser dois dos grandes objetivos do executivo da Junta de Freguesia do Bárrio.

Potenciar a agricultura e o turismo continuam a ser dois dos grandes objetivos do executivo da Junta de Freguesia do Bárrio.

Em entrevista ao Região de Cister, a presidente da Junta, Filipa Gomes, aponta as prioridades da autarquia para os próximos anos.

Região de Cister - Assine Já!

REGIÃO DE CISTER (RC) > Como caracteriza a economia da freguesia do Bárrio? 

FILIPA GOMES (FG) > O Bárrio beneficia das suas excelentes condições geográficas para o seu desenvolvimento. A agricultura, comércio e alguma industria são as principais atividades existentes, sendo que a maioria dos mais de 1.500 habitantes da freguesia não obtém o seu rendimento na “sua terra”, mas sim em concelhos vizinhos. Uma das atividades a potenciar é ainda o turismo. É necessário  que os investidores possam ter conhecimento das reais potencialidades para tirar partido de um bom investimento e consequente desenvolvimento da economia.

RC > Sendo uma freguesia predominantemente agrícola, de que forma a Junta tem apoiado e dinamizado este setor?

FG > É um setor em desenvolvimento e merece o apoio de todas as entidades. É de louvar a existência de uma agricultura sustentável, dinâmica e em pleno crescimento. Enquanto entidade gestora da Freguesia a Junta tem estado atenta e ouvinte de todos os agricultores que necessitarem de expor as suas dificuldades. Estamos em contacto com associações de agricultores e promovemos ações de divulgação. O tema da agricultura é o mote das festividades do aniversário da freguesia, organizando-se uma exposição agrícola como apoio às respetivas associações. 

RC > A Villa de Parreitas torna o Bárrio numa das principais freguesias do concelho de Alcobaça, em termos históricos. O que está a ser feito para atrair turista?

FG > A estação Arqueológica e o museu são uma peróla da freguesia. E necessitam de competência técnica para o seu desenvolvimento. Infelizmente encontra-se desativada no que toca às escavações ou conservação especializada há já alguns anos. Estamos preocupados e a reunir esforços em conjunto com o Município para em parceria com alguma Universidade prosseguir os trabalhos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Paula Malojo apontada como número 3 da recandidatura de Hermínio Rodrigues

Paula Malojo é o nome mais forte em cima da mesa para ser a número 3 da candidatura...

Hóquei: HC Turquel goleia Alenquer e está de regresso à elite nacional

Uma época depois da descida, o HC Turquel está de regresso à 1.ª Divisão Nacional. A promoção foi...

AlcobaçaHub recebe novo TeSP no próximo ano letivo

Alcobaça vai acolher, já no próximo ano letivo (2025/2026), um novo Curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Inovação...

Nazaré melhora projeto de valorização do peixe seco

A Nazaré garantiu financiamento para o projeto “Herança do Mar e do Sabor: Tradição com Sabor a Futuro”,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!