A Cercina vai receber um apoio financeiro do Instituto da Segurança Social no valor de 90 mil euros.
A Cercina vai receber um apoio financeiro do Instituto da Segurança Social no valor de 90 mil euros.
O anúncio foi feito, esta quarta-feira, durante a visita de Maria do Céu Mendes, diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria, à empreitada Solar da Praia, Lar Residencial e Residência Autónoma da instituição nazarena. Joaquim Pequicho, presidente da Direção da Cercina, mostrou-se agradado com a decisão, adiantando que “11 mil euros revertem para a aquisição de uma nova viatura e o restante valor vai servir para o reequilíbrio financeiro da instituição”. Maria do Céu Mendes considera ser “um apoio significativo que a Cercina necessita tendo em conta a oferta de serviços que disponibiliza”.
Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, reconheceu o trabalho desenvolvido pela instituição como “uma excelente valorização do concelho a nível distrital”, realçando a importância da aquisição do novo veículo. “As carrinhas de transporte já não apresentam condições de transporte aos utentes”, afirmou o autarca.
A nova obra da Cercina, construída num terreno deixado em testamento por uma nazarena, foi adjudicada pelo valor total de 600 mil euros e vai contemplar os serviços de lar residencial e residência autónoma, criando 20 novos postos de trabalho a partir do mês de setembro. A empreitada pretende ser uma “casa aberta para alertar a população para a necessidade de comunicarem com os utentes da Cercina”, esclareceu o presidente da instituição, acrescentando que existiu a preocupação de “não criar barreiras arquitetónicas na zona envolvente” bem como a construção de uma horta biológica, nas traseiras do edifício, destinada aos utentes.