Sábado, Janeiro 31, 2026
Sábado, Janeiro 31, 2026

Ministra anuncia projeto do regadio da Cela

Data:

Partilhar artigo:

A ministra da Agricultura e do Mar anunciou, este domingo, durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros.

A ministra da Agricultura e do Mar anunciou, este domingo, durante a conferência pública Made in Cister:Fruticultura, a formalização da candidatura do regadio da Cela a fundos comunitários, num projeto avaliado em 10 milhões de euros.

Assunção Cristas aproveitou o evento, organizado pelo Região de Cister e que decorreu num pomar do Paúl da Cela, para anunciar que a candidatura foi submetida a 1 de setembro e que o concurso, aberto até 31 de outubro, “poderá andar rápido”.

Região de Cister - Assine Já!

“Esta é uma infraestrutura muito antiga, com muitas deficiências, a carecer de uma intervenção, que estava sinalizada e que, muitas vezes, disse que era prioritária para entrar na primeira leva do PDR 2020. Estou certa que estaremos perante um caso bem sucedido e expectante que, com este projeto de modernização e aproveitamento agrícola, se chegue aos 100% de adesão dos terrenos”, declarou a governante.

Perante uma plateia de mais de uma centena de pessoas, entre produtores, agentes do setor da fruticultura e autarcas, a ministra considerou que o regadio da Cela vai ser “mais um exemplo claríssimo de sucesso do regadio, exemplo que pode ser apresentado a nível internacional, da forma como utilizamos a água”.

Assunção Cristas revelou, ainda, a vontade de transformar a Estação Vieira Natividade num centro de competências da fruticultura. “Acredito que é a produção que pode orientar uma investigação aplicada. Hoje também as universidades querem trabalhar com a produção e encontrar linhas de investigação que sejam consequentes e que respondam aos desafios e aos obstáculos e problemas no curto e médio prazo, mas que também saibam antecipar problemas e, muitas vezes, encontrar oportunidades onde, por ventura, elas ainda não tinham sido identificadas”, frisou a ministra.

AD Footer

Artigos Relacionados

71% do concelho de Porto de Mós ainda sem eletricidade

71% do concelho de Porto de Mós continua sem acesso à eletricidade, avançou o Município numa nota emitida...

Junta da Maiorga alerta para proibição de acesso ao cemitério sob pena de consequências trágicas

A Junta da Maiorga alertou, na manhã deste sábado, para a proibição de acesso ao cemitério local sob...

Município de Alcobaça avança com eletricidade e água repostas em 60% do concelho

A eletricidade e água estarão repostas em 60% do território do concelho de Alcobaça, avançou o Município em...

Comitiva do Governo ouviu lamentos e preocupações dos presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, visitou, esta sexta-feira, alguns dos locais mais fustigados nos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!