Uma baleia deu à costa na praia de Vale Furado, em Pataias, esta segunda-feira, já sem vida. O mamífero tem cerca de 18 metros de comprimento e pesa 15 toneladas, segundo o comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho.
Os serviços municipais da Câmara de Alcobaça vão contar com a ajuda do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios (CRAM). A “necropsia” (autópsia) revelou tratar-se de uma baleia que “não existe em profundidades inferiores a mil metros” e cujo surgimento os biólogos admitem poder estar relacionado com a proximidade ao “canhão da Nazaré”.
“Como é uma praia sem acesso a viaturas”, conforme explicou Paulo Agostinho, os trabalhos de remoção deverão iniciar-se esta terça-feira.
Esta é a segunda baleia a arrojar nas praias do concelho de Alcobaça este ano, depois de, no dia 26 de janeiro, outro animal, com cerca de quatro metros, ter dado à costa na Praia de Paredes de Vitória (http://www.regiaodecister.pt/pt/noticias/baleia-morta-da-costa-em-paredes-de-vitoria).
Foto: João Coelho (via Facebook)