Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

Utentes não urgentes duplicam no Hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, registou um acréscimo de 45% no número de utentes não urgentes no período entre 1 de dezembro e 3 de janeiro, segundo dados revelados pelo Centro Hospitalar de Leiria.

O Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, registou um acréscimo de 45% no número de utentes não urgentes no período entre 1 de dezembro e 3 de janeiro, segundo dados revelados pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Naquele período acorreram às urgências dos hospitais de Alcobaça e Leiria 5.176 utentes, mais 7,4% que no período homólogo do ano anterior. Em Alcobaça, os utentes com pulseira verde praticamente duplicaram, enquanto em Leiria o número cresceu 4,5%.

Região de Cister - Assine Já!

“Mesmo com todos os alertas que temos feito, salientando a necessidade de utilizar corretamente os serviços de urgência, evitando riscos desnecessários de contágio, por exemplo, recorrendo à Linha de Saúde 24 e à rede de cuidados primários, continuamos a assistir, infelizmente, a um crescimento do número de utentes que nos procura sem real necessidade de recorrer à urgência”, lamenta Alexandra Borges, vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria.

Tendo em conta a época do ano, em que as doenças respiratórias aumentam, o Centro Hospitalar pôs em prática um plano de contingência denominado “Plano de Prevenção e Resposta Outono/Inverno – Infeções Respiratórias”, que visa responder a este maior afluxo de utentes. Este plano implica a gestão e reforço, se necessário, das equipas de emergência, e a monitorização diária do funcionamento das urgências das unidades hospitalares de Leiria, Pombal e Alcobaça.

De forma a reduzir o número de utentes não urgentes que continuam a acorrer aos serviços de urgência, o Centro Hospitalar de Leiria recomenda que recorram ao Serviço de Urgência apenas em casos urgentes ou referenciados pelo médico de família, pelo médico assistente ou pela Linha de Saúde 24. 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!