Um ano após a morte do alcobacense David Clifford, há um conjunto de amigos do fotógrafo que se encontra a preparar um livro para homenagear a vida de uma figura “que tocou tanta gente”.
Para o efeito, um grupo na rede social Facebook está a reunir contributos das pessoas interessadas em ajudar a concretizar a homenagem. Desde amigos, familiares ou fotógrafos e jornalistas de todo o País, são mais de mil as pessoas que participam no grupo que quer pôr mãos à obra.
O grupo tem como objetivo “celebrar a vida do enorme, gigante, amigo e camarada David Clifford”. Para isso, uma das publicações desse grupo adianta que, à data do falecimento do fotógrafo já havia voluntários para “escolher as fotografias, páginas, escrever, rever, comprar e mover as montanhas que forem preciso tirar do caminho”. “Basta organizarmo-nos e faremos algo incrível pelo nosso amigo e pela sua família”, lançando o repto para a realização da homenagem.
David Clifford nasceu no Canadá mas passou uma grande parte da juventude em Alcobaça. Começou a destacar-se no mundo da fotografia enquanto fotojornalista do Público, meio de comunicação onde, aliás, chegou a desempenhar as funções de editor de fotografia. Dave, como era carinhosamente apelidado pelos amigos, faleceu aos 40 anos, em junho do ano passado.
Desde então, foi alvo de uma homenagem em Alcobaça, com a artista Natacha Costa Pereira a dedicar ao fotógrafo uma representação visual numa fachada de um edifício devoluto na Rua Miguel Bombarda, em Alcobaça.