Terça-feira, Dezembro 16, 2025
Terça-feira, Dezembro 16, 2025

Ginja de Alcobaça com indicação protegida

Data:

Partilhar artigo:

A Ginja de Alcobaça e de Óbidos integram, desde esta quarta-feira, a lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), segundo uma lista publicada pela Comissão Europeia. 

A Ginja de Alcobaça e de Óbidos integram, desde esta quarta-feira, a lista de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), segundo uma lista publicada pela Comissão Europeia. 

A candidatura de pedido de registo de IGP da ginja desenrolou-se a partir de 2013, através da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, que apresentou uma proposta de atribuição da IGP ao Ministério da Agricultura e à Comissão Europeia. 

Região de Cister - Assine já!

A iniciativa da associação, liderada por Jorge Soares, teve o apoio da Câmara de Óbidos. Três anos depois, a ginja de Óbidos e de Alcobaça passou a estar “protegida” pelas instâncias europeias, o que valoriza o produto típico da região.

Esta certificação abrange produtores dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Cadaval e Porto de Mós, sendo uma oportunidade para a fruticultura da região.
Segundo uma nota da Comissão Europeia, a “Ginja de Óbidos e Alcobaça” é um pequeno fruto da família das cerejas, com uma forte concentração de açúcares e ácidos.
A ginja é cultivada na região da Serra dos Candeeiros, um parque natural no centro do País junto ao oceano Atlântico. São fabricados muitos produtos a partir desse fruto, tais dos licores, chá ou doçarias. Os produtores de países não pertencentes à União Europeia podem também apresentar pedidos de registo de nomes de produtos, desde que estejam ligados a uma área geográfica definida.

O registo como indicação geográfica confere “ampla proteção aos nomes registados, e funciona como um direito de propriedade intelectual sobre os produtos com uma origem geográfica específica e com qualidades ou uma reputação que são devidas a essa origem”, explica a Comissão.

AD Footer

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!