O Centro Social Paroquial de Alfeizerão inaugurou, este domingo, o lar residencial para idosos no Centro Comunitário Pastoral José Nazário, onde já funcionava o centro de dia da instituição.
O Centro Social Paroquial de Alfeizerão inaugurou, este domingo, o lar residencial para idosos no Centro Comunitário Pastoral José Nazário, onde já funcionava o centro de dia da instituição.
A obra, avaliada em 850 mil euros, vai permitir dar resposta a 30 utentes, distribuídos por novos 15 quartos, na valência de lar residencial. A intervenção incluiu ainda a criação de refeitório, lavandaria, cozinha e salas de pessoal.
A benção e a inauguração das instalações foram presididas por D. José Traquina, bispo auxiliar de Lisboa. “Não é só um problema social que se responde, mas é a afirmação de que existe na localidade capacidade humana, intelectual e bondade para responder às situações”, sublinhou o também alcobacense.
“O Centro Social Paroquial de Alfeizerão alargou as suas valências para a área dos idosos, passando agora a ter centro de dia, centro de convídio, lar residencial e apoio social no polo de uma das periferias da freguesia”, frisou o padre Joaquim Vieira Gonçalves, presidente daquela instituição. Agradecendo a todos os que contribuiram para que a obra fosse uma realidade, pois além do apoio do Estado e da Câmara de Alcobaça, foram feitas várias doações individuais e uma comunitária da Comunidade Potuguesa dos Estados Unidos, o pároco da freguesia notou ainda que “é precio apoiar os mais carenciados economicamente”.
Para o presidente da Junta de Alfeizerão “esta foi uma lacuna colmatada na freguesia, uma vez que os lares particulares que havia foram fechando e trata-se de uma zona com pessoas bastante idosas e a precisar destes cuidados”.
Já o secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, enfatizou o papel da comunidade nestes projetos, considerando que o “apoio que o Estado e as autarquias dão se multiplicam quando chegam à comunidade”.