O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) vai apresentar esta sexta-feira o “Projeto João Lucas – Displasia Arritmogénica e Morte Súbita no Desporto”.
O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) vai apresentar esta sexta-feira o “Projeto João Lucas – Displasia Arritmogénica e Morte Súbita no Desporto”. O evento de apresentação terá lugar no Auditório do Centro de Medicina Desportiva, localizado no Estádio Universitário, em Lisboa, pelas 15 horas.
O alcobacense João Lucas desempenhou as funções de delegado do SJPF entre 2007 e 2015. O antigo médio, que representou clubes como a Académica, o Boavista, o Anadia, o Sp. Pombal e o Estrela Vermelha de Belgrado, faleceu a 26 de maio de 2015, vítima de morte súbita, quando tinha 35 anos.
O ex-jogador iniciou a sua formação no Ginásio de Alcobaça em 1989, tendo-se estreado na I Liga em 2002 ao serviço da Académica. Em dezembro de 2007 foi forçado a terminar precocemente a carreira de jogador de futebol depois de lhe ter sido diagnosticada uma displasia arritmogénica do ventrículo direito. Terminada a carreira de futebolista, João Lucas iniciou funções no Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol em julho de 2008, como delegado da Zona Norte.
Com este projeto, o SJPF pretende homenagear o ex-jogador e o seu antigo delegado, através da promoção de iniciativas de prevenção, formação e investigação associadas às doenças cardiovasculares e à morte súbita no desporto.