Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Câmara da Nazaré assume gestão do Forte de S. Miguel

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré aprovou, esta terça-feira, a celebração do auto de cedência e aceitação do Forte de S. Miguel Arcanjo entre o Estado Português e o Município.

O imóvel, conhecido como o Farol da Nazaré, era propriedade da Direção-Geral do Tesouro e das Finanças e a sua cedência tem como contrapartida, explica o presidente da Câmara da Nazaré, a “requalificação” do monumento. O projeto de requalificação do Forte de São Miguel Arcanjo foi anunciado em fevereiro do ano passado e tem um orçamento de cerca de meio milhão de euros. Além disso, a autarquia prevê investir mais 500 mil euros na requalificação dos acessos ao Farol e à Praia do Norte. A intervenção prevê a “reformulação das faixas de circulação mecânica, estacionamento e paragem, passeios pedonais e cicláveis”, de acordo com o projeto que se encontra em estudo prévio.

O acordo entre a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e Município estipula em 25 anos o período de cedência do edifício à Nazaré, durante o qual será paga uma renda mensal na ordem dos 2.520 euros aos proprietários do património.

Região de Cister - Assine já!

Segundo informação da Câmara da Nazaré, o Forte de São Miguel Arcanjo já foi visitado por mais de 300 mil pessoas em dois anos e é um ativo importante na dinamização do turismo da vila piscatória.

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!