Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

José Aurélio desenhou moeda comemorativa do Armistício

Data:

Partilhar artigo:

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. 

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. A apresentação da peça, que visa “homeagear os 50 milhões de soldados, de várias nacionalidades, que perderam a vida nos campos de batalha”,  decorreu no Armazém da Artes.

Para José Aurélio, esta criação não é apenas mais um trabalho, mas sim a tentativa de “uma homenagem aos 160 mil portugueses que estiveram em frentes de guerra”. O escultor, agraciado em 2016 pelo Presidente da Républica de Portugal, com a Ordem do Infante – Grau de Comendador, confessou um “enome respeito” por todos os homens que combateram ao lados dos Aliados. 

Região de Cister - Assine Já!

A moeda comemorativa foi cunhada pela Casa da Moeda e figura no anverso o escudo de armas com a legenda ‘Portugal’ e ‘INCM 2018’, bem como a indicação do autor. 

No reverso da moeda, o campo central apresenta a reprodução de uma papoila, que, segundo o escultor, “simboliza o renascimento”. A estilização da moeda completa-se com a legenda ‘Armistício’ e a hora e data do cessar-fogo ‘11.11.11.1918’. 

Em 2016, José Aurélio criou a moeda de dois euros comemorativa dos 50 anos da Ponte 25 de Abril.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!