Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Lar do Centro de Bem Estar Social dos Montes arranca em 2019

Data:

Partilhar artigo:

A estrutura residencial para idosos do Centro de Bem Estar Social da Freguesia (CBES) de Montes está a um passo de ser uma realidade. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano. 
 

A estrutura residencial para idosos do Centro de Bem Estar Social da Freguesia (CBES) de Montes está a um passo de ser uma realidade. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano. 

O anúncio foi feito nas comemorações do 20.º aniversário da instituição, que decorreu no passado dia 25 e que reuniu cerca de duas centenas num almoço na Associação Recreativa Montense. Simbolicamente a primeira pedra da futura estrutura residencial foi lançada e benzida pelo padre Tiago Silva, que colabora nas paróquias de Pataias e de Alpedriz. Devido às condições meteorológicas, a cerimónia decorreu nas instalações da instituição, ao invés do terreno onde será erguida a obra.

Região de Cister - Assine Já!

Para a presidente da Direção do CBES, esta é a “concretização de um sonho que há muito é desejado e necessário”. “É normal os jovens estudarem e ficarem pela cidade e a população que permanece nos Montes é cada vez mais idosa”, notou Leonor Silva, referindo que existe um grande número de pessoas em lares fora da localidade, sendo “essa também uma das lacunas que a Direção quer resolver“. 

 Álvaro Santo, presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes (UFCAM), que felicitou a associação pelos 20 anos de vida, garantiu que “a Junta dará o apoio necessário, dentro das possibilidades, para erguer o novo lar“. Já João Santos, vereador da Câmara de Alcobaça, sublinhou que “o município sempre apoiou e vai continuar a apoiar o CBES dos Montes, como, de resto, faz com todas as associações“ que “fazem um trabalho importantíssimo, num concelho cada vez mais rural e com uma população muito idosa“. Por seu turno, Maria do Carmo Palricas, do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, enalteceu o “bom trabalho do CBES, em prol daqueles que mais necessitam“, referindo que “no que for possível, a Segurança Social também dará o seu apoio“. 

Em fase de concurso para a adjudicação da obra, está previsto que a construção do edifício esteja concluída “no prazo de dois anos”. O orçamento ronda os “600 mil euros para as obras de construção e cerca de 300 mil em equipamento”, num edifício de rés do chão e 1.º andar, que terá capacidade para 20 camas. Com o novo lar, está prevista a criação de “mais 20 postos de trabalho”, estima a presidente. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!