Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

Lar do Centro de Bem Estar Social dos Montes arranca em 2019

Data:

Partilhar artigo:

A estrutura residencial para idosos do Centro de Bem Estar Social da Freguesia (CBES) de Montes está a um passo de ser uma realidade. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano. 
 

A estrutura residencial para idosos do Centro de Bem Estar Social da Freguesia (CBES) de Montes está a um passo de ser uma realidade. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre do próximo ano. 

O anúncio foi feito nas comemorações do 20.º aniversário da instituição, que decorreu no passado dia 25 e que reuniu cerca de duas centenas num almoço na Associação Recreativa Montense. Simbolicamente a primeira pedra da futura estrutura residencial foi lançada e benzida pelo padre Tiago Silva, que colabora nas paróquias de Pataias e de Alpedriz. Devido às condições meteorológicas, a cerimónia decorreu nas instalações da instituição, ao invés do terreno onde será erguida a obra.

Região de Cister - Assine Já!

Para a presidente da Direção do CBES, esta é a “concretização de um sonho que há muito é desejado e necessário”. “É normal os jovens estudarem e ficarem pela cidade e a população que permanece nos Montes é cada vez mais idosa”, notou Leonor Silva, referindo que existe um grande número de pessoas em lares fora da localidade, sendo “essa também uma das lacunas que a Direção quer resolver“. 

 Álvaro Santo, presidente da União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes (UFCAM), que felicitou a associação pelos 20 anos de vida, garantiu que “a Junta dará o apoio necessário, dentro das possibilidades, para erguer o novo lar“. Já João Santos, vereador da Câmara de Alcobaça, sublinhou que “o município sempre apoiou e vai continuar a apoiar o CBES dos Montes, como, de resto, faz com todas as associações“ que “fazem um trabalho importantíssimo, num concelho cada vez mais rural e com uma população muito idosa“. Por seu turno, Maria do Carmo Palricas, do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, enalteceu o “bom trabalho do CBES, em prol daqueles que mais necessitam“, referindo que “no que for possível, a Segurança Social também dará o seu apoio“. 

Em fase de concurso para a adjudicação da obra, está previsto que a construção do edifício esteja concluída “no prazo de dois anos”. O orçamento ronda os “600 mil euros para as obras de construção e cerca de 300 mil em equipamento”, num edifício de rés do chão e 1.º andar, que terá capacidade para 20 camas. Com o novo lar, está prevista a criação de “mais 20 postos de trabalho”, estima a presidente. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!