Quinta-feira, Dezembro 18, 2025
Quinta-feira, Dezembro 18, 2025

“Marias” saíram à rua no Dia Internacional da Mulher

Data:

Partilhar artigo:

O Teatro da Transformação reuniu, esta manhã, cerca de 40 “Marias” na iniciativa de celebração do Dia Internacional da Mulher. A atividade, que juntou figuras femininas e masculinas, homenageou todas as vítimas de violência doméstica assassinadas no presente ano

O Teatro da Transformação reuniu, esta manhã, cerca de 40 “Marias” para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A atividade, que juntou figuras femininas e masculinas, homenageou todas as vítimas de violência doméstica assassinadas no presente ano.

O grupo percorreu as ruas da cidade, entre o rossio e o tribunal, ecoando palavras de ordem para todas as “Marias” do País. “Fala, não te cales” e “Até quando, Maria?” foram alguns dos alertas deixados na caminhada performativa, que terminou com a identificação das 13 mulheres mortas em Portugal desde o início deste ano.

Região de Cister - Assine Já!

“A pertinência deste projeto fala por si. Portugal é o quarto País mais seguro do mundo, mas em termos de estatísticas de violência doméstica, estamos quase no topo da lista”, revelou Telma Henriques, membro da organização. “Esta iniciativa é um alerta de que não podemos tolerar episódios de violência no local onde devíamos estar seguras, no nosso lar”, acrescenta. 

Durante a tarde, o Teatro da Transformação tem agendados, pela cidade de Alcobaça, vários momentos de leitura e interpretação, no âmbito do projeto “Mulheres nascida de um nome”, que tem por objetivo “sensibilizar a comunidade para os direitos das mulheres e para a eliminação de todas as formas de discriminação”. 

 

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

45 casos de abuso sexual infantil sinalizados nos últimos cinco anos pela CPCJ de Alcobaça

Nos últimos cinco anos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Alcobaça sinalizou 45 situações...

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!