Quarta-feira, Setembro 10, 2025
Quarta-feira, Setembro 10, 2025

Rodas D’Aço querem levar Refood para Porto de Mós

Data:

Partilhar artigo:

O Rodas D’Aço Motor Clube, da Tremoceira, freguesia de Pedreiras, quer levar o projeto “Refood” para o concelho de Porto de Mós. Para isso, está a proceder à requalificação do antigo Jardim de Infância de Tremoceira para ali instalar o centro de operações e a receber “formação” com a equipa Refood de Alcobaça.

 

O Rodas D’Aço Motor Clube, da Tremoceira, freguesia de Pedreiras, quer levar o projeto “Refood” para o concelho de Porto de Mós. Para isso, está a proceder à requalificação do antigo Jardim de Infância de Tremoceira para ali instalar o centro de operações e a receber “formação” com a equipa Refood de Alcobaça.

Rodrigo Strogue, presidente do clube motard, revelou ao REGIÃO DE CISTER que a ideia do projeto surgiu em simultâneo com a “oportunidade de requalificar o edifício abandonado do jardim escola local e criar uma sede para o Rodas D’ Aço”. “Contudo, considerámos que faltava um ideal que nos diferenciasse dos demais clubes e nos ajudasse a apoiar a comunidade que em muito nos ajudou nas obras”, sublinha o motard. O projeto Refood cativou a atenção do grupo e após um contacto com a responsável do núcleo alcobacense, os motards tiveram o primeiro “banho de realidade” nas Festas de São Pedro em Porto de Mós. “Esta fase ajudou-nos a entender como funcionava a iniciativa, ver o conceito na prática e ter uma primeira experiência”, declara Rodrigo Strogue, sublinhando o sucesso da primeira intervenção dos motards. “Ao longo dos dias fomos nove voluntários e foi gratificante observar, aprender e ter consciência da quantidade de comida que seria desperdiçada e que serviu para alguém que realmente precisava”, confessa o líder do grupo apoiado pelo Centro Cultural e Recreativo de São João da Tremoceira e reconhecido como secção integrante da coletividade.

Região de Cister - Assine já!

Numa segunda fase, os voluntários do Rodas D’Aço serão responsáveis por realizar o turno às terças-feiras no centro de operações em Alcobaça, que se encontrava inativo por incapacidade de conciliar disponibilidade dos voluntários. “Esta será uma ótima forma de colocar em prática os ensinamentos adquiridos e deste modo estão também a apoiar a unidade de Alcobaça. Há aqui uma entreajuda divinal”, sublinha Carmelita Costa, responsável pelo projeto Refood em Alcobaça. 
Após esta fase de “reconhecimento” e concluída a empreitada no futuro edifício sede do clube motard, previstas para o final do mês de outubro, dar-se-á início à terceira fase do projeto, criando uma filial “Refood” na freguesia de Pedreiras ou “um braço da Refood Alcobaça a operar no concelho de Porto de Mós”. 

Mas haverá um aspeto diferenciador no projeto do Refood na Tremoceira. A recolha dos alimentos será feita sobre duas rodas e essa é, segundo Rodrigo Strogue, uma “forma de aliar a paixão dos motores à paixão de apoiar o vizinho necessitado”. O responsável acredita ainda que este é um projeto que poderá unir os concelhos de Porto de Mós e de Alcobaça, que “raramente trabalham com um objetivo comum”. 

“A pertinência de um projeto como este é inquestionável e acredito que há espaço para a Refood em qualquer comunidade. Não é uma sopinha dos pobres, mas um apoio para aqueles que, em qualquer classe social, enfrentam um momento económico mais sensível”, alerta Carmelita Costa

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei em patins: Leonor Coelho ruma ao Benfica e assina até 2027

A turquelense Leonor Coelho foi oficializada como reforço do dodecacampeão Benfica, tendo assinado um contrato válido até 2027....

Nazaré aprova plano para a integração de migrantes

A Câmara da Nazaré aprovou, na reunião do executivo da passada segunda-feira, o Plano Municipal para a Integração...

Mais de 80 mil pessoas já visitaram o Stone Art nas pedreiras do Codaçal

Um bufo real com as asas abertas, pintado pelo alemão Jack Lack, simbolizando a fauna do Parque Natural...

Futebol de praia: Sotão vence AD Buarcos e sagra-se campeão nacional

O Sótão sagrou-se campeão nacional, ao início da tarde deste sábado, depois de vencer a AD Buarcos, 6-4,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!