Terça-feira, Março 17, 2026
Terça-feira, Março 17, 2026

Música em Leiria vem a Alcobaça e Cistermúsica vai a Leiria

Data:

Partilhar artigo:

O Festival Música em Leiria (FML) chega a Alcobaça já no próximo mês de março. Mas também o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça vai a Leiria em julho. Tudo graças a uma parceria estabelecida entre a Banda de Alcobaça e o Orfeão de Leiria, que prevê o intercâmbio de concertos entre os dois festivais.

O Festival Música em Leiria (FML) chega a Alcobaça já no próximo mês de março. Mas também o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça vai a Leiria em julho. Tudo graças a uma parceria estabelecida entre a Banda de Alcobaça e o Orfeão de Leiria, que prevê o intercâmbio de concertos entre os dois festivais.

Já no próximo dia 29 de março, o festival Música em Leiria leva ao Mosteiro de Alcobaça o músico catalão Ferran Savall (na fotografia), sendo o Cistermúsica o parceiro local. Em sentido inverso, durante a realização do Cistermúsica, de 26 de junho a 31 de julho, o festival tem programado um dos seus concertos em Leiria e nessa ocasião o festival Música em Leiria será o parceiro local.

Região de Cister - Assine já!

Ambas as instituições “comungam do interesse em fomentar o desenvolvimento cultural do território onde se inserem e reconhecem a importância de uma ação continuada neste setor, bem como o envolvimento de parceiros que a apoiem, nomeadamente, através de programação em rede”, lê-se no acordo firmado, a 9 de janeiro, entre a Banda de Alcobaça e o Orfeão de Leiria.

“Esta é uma primeira ação em conjunto de uma parceria que queremos consolidar a médio prazo entre as duas instituições”, explicou o presidente da Direção da Banda de Alcobaça. “É uma parceria frutífera para o futuro. Sinal de que duas grandes organizações trabalham em rede, sem ser tuteladas por ninguém”, revelou ao REGIÃO DE CISTER o presidente cessante do Orfeão de Leiria. “Cada festival tem a sua identidade, mas convergem em muitos pontos, fazendo todo o sentido alargar os seus territórios de braço dado“, reitera Acácio de Sousa, desvendando um pouco mais desta parceria: “está a ser preparada uma co-produção para o próximo ano”. Relativamente a esta iniciativa, Rui Morais acrescenta que esse espetáculo “pretende incluir outros parceiros culturais locais”.

Ferran Savall vai protagonizar dois espetáculos no âmbito do FML 2020, que terão lugar no edifício Moagem Heritage, em Leiria, e no Mosteiro de Alcobaça, nos dias 28 e 29 de março, respetivamente. INSTANT é o nome do novo projeto, que o músico espanhol dará a conhecer nos dois concertos de entrada gratuita, fruto de uma parceria inédita entre a organização do Música em Leiria e o Cistermúsica.

A 38.ª edição do FML, que este ano arranca no Mosteiro da Batalha no dia 20 de março e que termina no dia 25 de abril, levará espetáculos de música clássica, folk, jazz e dança a mais de dez concelhos do distrito de Leiria, além de Ourém, no distrito vizinho de Santarém. Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, Alcobaça e Ourém serão, assim, os palcos desta edição do FML 2020.

Entretanto, também já está confirmado o primeiro concerto da programação OFF do Cistermúsica, marcado para dia 21 de junho, no Mosteiro de Alcobaça, que antecede o arranque da programação principal do festival de música em Alcobaça a 26 de junho.

O músico brasileiro Lenine traz a Portugal o novo “Em Trânsito”, regressando a solo nacional para concertos no Coliseu dos Recreios em Lisboa a 9 de junho, no Coliseu do Porto a 17 de junho, no Jardim Público de Évora a 19 de junho e… em Alcobaça dois dias depois.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletismo: Beatriz Castelhano convocada para o Campeonato do Mundo

Beatriz Castelhano (Sporting) foi convocada para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Pista Curta, que vai decorrer...

Helena Rodrigues: atleta de alta competição soma prémios nacionais e internacionais

Acordar às cinco e meia da manhã. Todos os dias. Sem exceção. Antes das sete já está no...

Alunos do 1.º ciclo descobrem instrumentos na Academia de Música de Alcobaça

O Município de Alcobaça está a promover o contacto de alunos do 1.º ciclo com a música através...

‘Incel’: alunos de informática alertam para bullying online

Os alunos do 1.º e 2.º ano do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI)...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!