A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.
A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.
Segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, “a Padeira de Aljubarrota tem um profundo significado simbólico para o orgulho português, que Alcobaça pretende enaltecer nesta candidatura: a importância do povo na luta pela independência, em 1385”. “Em tempos difíceis como este, é sempre importante recordar o espírito de resiliência e de combate às adversidades que esta figura representa”, nota Paulo Inácio.
A candidatura foi apresentada no início deste ano. O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante”.
Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota. A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, terá morto sete castelhanos escondidos no seu forno.