Domingo, Abril 20, 2025
Domingo, Abril 20, 2025

Padeira de Aljubarrota nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

 

 

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

Segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, “a Padeira de Aljubarrota tem um profundo significado simbólico para o orgulho português, que Alcobaça pretende enaltecer nesta candidatura: a importância do povo na luta pela independência, em 1385”. “Em tempos difíceis como este, é sempre importante recordar o espírito de resiliência e de combate às adversidades que esta figura representa”, nota Paulo Inácio. 

Região de Cister - Assine Já!

A candidatura foi apresentada no início deste ano. O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante”. 

Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota. A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, terá morto sete castelhanos escondidos no seu forno.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Lucas ‘goleador’ Honório guia Portugal à conquista do Europeu de sub-23

O turquelense Lucas Honório Santos, com quatro golos no duelo decisivo, foi absolutamente determinante para guiar a Seleção...

Alunos do IEJ vencem fase nacional do concurso “The Challenge”

O projeto de Maria Rita Queiroz, Akirys Ferreira, Lethicia Maia e Lara Gomes, alunos de Comunicação e de...

Câmara da Nazaré aprova suspensão de licenças de AL por 12 meses

A Câmara da Nazaré aprovou a suspensão da emissão de novas licenças de Alojamento Local (AL). A medida,...

José Belo: “O Ceeria precisa de paz e uma Direção que dê estabilidade”

O antigo presidente da Direção do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) analisa o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!