Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Padeira de Aljubarrota nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

 

 

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

Segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, “a Padeira de Aljubarrota tem um profundo significado simbólico para o orgulho português, que Alcobaça pretende enaltecer nesta candidatura: a importância do povo na luta pela independência, em 1385”. “Em tempos difíceis como este, é sempre importante recordar o espírito de resiliência e de combate às adversidades que esta figura representa”, nota Paulo Inácio. 

A candidatura foi apresentada no início deste ano. O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante”. 

Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota. A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, terá morto sete castelhanos escondidos no seu forno.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!