Terça-feira, Junho 18, 2024
Terça-feira, Junho 18, 2024

Padeira de Aljubarrota nomeada para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

 

 

A Padeira da Aljubarrota está oficialmente nomeada para o concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos. 

Segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, “a Padeira de Aljubarrota tem um profundo significado simbólico para o orgulho português, que Alcobaça pretende enaltecer nesta candidatura: a importância do povo na luta pela independência, em 1385”. “Em tempos difíceis como este, é sempre importante recordar o espírito de resiliência e de combate às adversidades que esta figura representa”, nota Paulo Inácio. 

Região de Cister - Assine Já!

A candidatura foi apresentada no início deste ano. O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante”. 

Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota. A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, terá morto sete castelhanos escondidos no seu forno.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futsal: Dupla da Benedita conquista inédito tetracampeonato nacional

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís, o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da freguesia,...

GNR apreende 334 artigos contrafeitos em São Martinho do Porto

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de São Martinho do Porto apreendeu, esta quinta-feira, em São...

Reportagem do REGIÃO DE CISTER ganha prémio nacional

A reportagem “Tornaram-se autênticos heróis na arte de cuidar dos (seus) heróis”, da autoria do jornalista Rafael Raimundo,...

Menopausa

A negligência na nossa vida reprodutiva, que já agora, só é valorizada quando podemos ter filhos, é uma...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!